Os mercados de criptomoedas sofreram uma correção acentuada na semana passada. Isto porque o preço do bitcoin (BTC) caiu mais de 15%. Posteriormente se recuperou após a reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) na quarta-feira.
Desta forma, a venda pode não ter terminado. Isto porque a posição ainda parece estar excessivamente comprada, afirmou o JPMorgan (JPM) em um relatório de pesquisa na quinta-feira.
“Permanece considerável otimismo no mercado sobre a perspectiva de aumento significativo dos preços até o final do ano, com uma parte significativa desse otimismo decorrente da visão de que a demanda por bitcoin via fundos de troca negociados em bolsa (ETFs) continuaria no mesmo ritmo, mesmo com a diminuição da oferta de bitcoin após o evento de halving”, escreveram os analistas liderados por Nikolaos Panigirtzoglou.
O halving de recompensa quadrienal é quando as recompensas dos mineradores se reduzem pela metade. Assim, o próximo halving se espera para meados de abril.
No entanto, o banco observa que o ritmo de entradas líquidas nos ETFs de bitcoin spot diminuiu consideravelmente, com uma saída significativa registrada na semana passada.
“Isto desafia a noção de que o fluxo de ETFs de bitcoin spot será caracterizado como um influxo líquido sustentado e unidirecional”, escreveram os autores.
“Na verdade, à medida que nos aproximamos do evento de halving, esta realização de lucros é mais provável que continue, especialmente contra um cenário de posicionamento que ainda parece excessivamente comprado, apesar da correção da semana passada”, disse o relatório.