O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, revelou na última sexta-feira, 15, que iniciou um novo plano de aquisição de Bitcoin pelo país. Sob o título de “um bitcoin por dia”, o programa visa que a nação adquira uma unidade da criptomoeda diariamente. Aliás, sem um prazo definido para o término dos investimentos.
Bukele anunciou a novidade em uma postagem no X, anteriormente conhecido como Twitter, compartilhando também a primeira compra de Bitcoin como parte desse novo esquema. Embora tenha apresentado a estratégia como algo recente, o presidente afirmou que ela está em vigor desde novembro de 2022.
Além disso, Bukele declarou que a aquisição continuará “até que o Bitcoin se torne muito caro para se adquirir com moedas fiduciárias”, sugerindo que o programa terá uma longa duração. Isto porque não tem planos de encerramento a curto prazo. Assim, uma inovação desse novo programa é que as unidades de Bitcoin adquiridas estão sendo enviadas diretamente para a nova carteira física usada por El Salvador para armazenar seus ativos digitais.
El Salvador vai enviar Bitcoins para carteira
Recentemente, em outra publicação no X, Bukele anunciou que o governo do país decidiu transferir “a maior parte” das unidades de Bitcoin de El Salvador para uma “cold wallet”, ou carteira fria. Essas carteiras físicas oferecem maior segurança para as criptomoedas. Segundo Bukele, a carteira irá para dentro de um cofre físico no país, marcando assim o primeiro “cofrinho” de Bitcoin de El Salvador. Ao todo, foram transferidas 5 mil unidades do ativo, avaliadas em aproximadamente US$ 340 milhões (R$ 1,7 bilhão na cotação atual). De tal forma que confirmadeclarações anteriores de que o país possui mais Bitcoin do que o estimado pelo mercado.