Onda de calor no Brasil! Mais de 1,6 mil municípios em partes de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás estão em alerta de perigo para onda de calor pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este alerta, vigente desde sábado, 16, até o final da tarde de segunda-feira, 18, destaca riscos à saúde. Isto porque envolve temperaturas 5°C acima da média, com alguns locais classificados em perigo máximo.
No Estado de São Paulo, todo o território está em alerta. Por sua vez, no Rio de Janeiro, o mapa do Inmet destaca toda a região em amarelo, indicando perigo potencial. O alerta máximo abrange 556 municípios, principalmente no norte do Paraná, sul, leste e centro-norte de Mato Grosso do Sul. Além disso, áreas paulistas como Presidente Prudente, São José do Rio Preto e regiões metropolitanas. O litoral sul de SP também está em alerta de perigo potencial.
Uma nova onda de calor afetou parte do Brasil, elevando as temperaturas desde quarta-feira, 13. Assim, a onda caracteriza-se quando as temperaturas permanecem entre 3°C e 5°C acima da média por um período prolongado. Na capital paulista, o termômetro ultrapassou os 34°C no sábado, e a expectativa é de abafamento e rápida elevação de temperatura, podendo superar os 35°C, com mínima prevista de 24°C. O tempo seguirá quente nos próximos dias, com chuvas isoladas no final das tardes.
Onda de calor no Brasil e recorde no Rio
No Rio de Janeiro, foi registrado um recorde de sensação térmica no sábado, 16, com a estação Guaratiba marcando 60,1°C às 10h20, o maior já registrado pelo sistema Alerta Rio. A previsão é que o termômetro na cidade alcance os 40°C neste domingo, evidenciando a intensidade do calor na região.