Criador do bitcoin? parece que não! Um juiz que supervisionava uma batalha legal sobre quem inventou o Bitcoin decidiu que não foi o cientista da computação australiano Craig Wright. Isto porque a questão ganhou a devida atenção em um julgamento de cinco semanas no Tribunal Superior. O juiz, Sr. Justice Mellor, fez sua decisão logo após o encerramento dos procedimentos, afirmando que a “evidência era esmagadora”.
Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida do mundo e recentemente tem chamado a atenção após atingir uma nova alta recorde de valorização. No entanto, a identidade da pessoa ou pessoas que o inventaram sempre foi desconhecida, exceto pelo nome de Satoshi Nakamoto. Wright, que é australiano, reivindicou ser Satoshi desde 2016, mas suas alegações e evidências receberam questionamentos por especialistas em criptomoedas.
Este caso, ouvido no Tribunal de Propriedade Intelectual, uma divisão do Tribunal Superior de Londres, foi movido por um grupo de empresas Bitcoin. A Crypto Open Patent Alliance (COPA), cujos membros incluem a empresa de pagamentos do fundador do Twitter, Jack Dorsey, acusou o Dr. Wright de criar um efeito intimidador no desenvolvimento da criptomoeda devido a seus casos legais agressivos.
Desonestidade do suposto criador do Bitcoin
Durante o julgamento, a equipe legal da COPA afirmou que Dr. Wright havia realizado “uma grande campanha de desonestidade e falsificação”. O juiz concordou que Dr. Wright não era quem ele afirmava ser, dizendo que ele não adotou o pseudônimo Satoshi Nakamoto nem criou o sistema Bitcoin. Ele afirmou que fornecerá uma sentença escrita completa em breve.