O investimento de Jeff Bezos na Perplexity AI quase dobrou de valor em poucos meses. Assim, o desafiante principal do Google se aproximou do status de quase US$ 1 bilhão. Apesar de a tarefa não ser fácil, o fundador da Amazon apostou em sua mais nova criação. Uma startup que, apesar das probabilidades assustadoras, está enfrentando o gigante das buscas.
Fundada em agosto de 2022, a Perplexity AI pretende desafiar o Google nos próximos anos. Ela aposta no oferecimento de um mecanismo de busca baseado em IA que é “parte chatbot e parte mecanismo de busca“. Assim, a ferramenta consegue gerar “informações em tempo real e notas de rodapé mostrando as fontes de suas respostas”, como afirma a startup em seu próprio site.
A rodada de financiamento avaliou a Perplexity AI em cerca de US$ 520 milhões. Assim, apenas alguns meses depois do lançamento, o empreendimento está perto de finalizar um novo acordo milionário, de acordo com um relatório publicado nesta semana pelo Wall Street Journal. Se isso acontecer, significa que o investimento de Bezos quase duplicou no espaço de alguns meses.
Sem dúvida, a capacidade da Perplexity AI de atingir rapidamente 10 milhões de usuários ativos mensais impressionou Jeff Bezos, assim como, há quase três décadas, a “estatística surpreendente” da web crescendo 2.300% ao ano o inspirou a iniciar a Amazon. Mas ele não foi o único a perceber o rápido crescimento.
“A Perplexity é um dos poucos produtos de IA de consumo a atingir este marco importante de 10 milhões de MAUs”, disse Jonathan Cohen, vice-presidente de pesquisa aplicada da Nvidia, no anúncio de financiamento de janeiro. A Inteligência Artificial, acrescentou ele, “transformará a forma como acessamos a informação”. “O Google será visto como algo antigo“, falou em entrevista à Reuters.