Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Google acionado pelo MPF e DPU por disseminação de discurso de ódio

MPF e DPU Agem contra Disseminação de Discurso de Ódio nas Redes Sociais

MPF e DPU Agem contra Disseminação de Discurso de Ódio nas Redes Sociais (Redes Sociais)
MPF e DPU Agem contra Disseminação de Discurso de Ódio nas Redes Sociais (Redes Sociais)

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) tomaram medidas legais contra o Google e os responsáveis por canais do YouTube que veicularam discursos de ódio e incitaram à violência. A iniciativa visa remover postagens e regular o conteúdo divulgado por policiais em programas de podcast e videocast na plataforma, visando proteger o direito à liberdade de expressão de possíveis abusos.

A ação tem como objetivo garantir que o Estado adote medidas disciplinares adequadas, regulando o uso das redes sociais por policiais militares e supervisionando o uso indevido das plataformas por agentes públicos. Isso ocorre devido à disseminação de postagens com conteúdo violento e discriminatório por parte de policiais, incitando à violência e estigmatizando comunidades pobres, negras e periféricas.

A investigação teve início após reportagens do Ponte Jornalismo destacarem o conteúdo violento veiculado por policiais em vários canais do YouTube. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do MPF no Rio de Janeiro e a DPU iniciaram procedimentos de apuração diante dessa preocupante realidade.

“A falta de investigação e medidas disciplinares em relação aos conteúdos veiculados em podcasts e videocasts é alarmante. Essa omissão perpetua práticas prejudiciais sem consequências, minando a confiança na instituição policial e expondo comunidades a danos potenciais”, afirmaram Julio Araujo, procurador regional dos Direitos do Cidadão adjunto no Rio de Janeiro, e Thales Arcoverde, defensor regional de Direitos Humanos.

O MPF e a DPU solicitaram à Justiça Federal a exclusão imediata dos trechos mencionados na ação e medidas para casos futuros. Também pediram a fiscalização e moderação do conteúdo postado em canais específicos pelo Google. Além disso, buscam que o Estado regule o discurso de ódio por membros da Polícia Militar e adote medidas disciplinares em relação aos casos mencionados na ação.

Como reparação pelos danos morais coletivos, o MPF e a DPU requerem a condenação do Google ao pagamento de R$ 1 milhão e dos policiais militares, R$ 200 mil. Essas medidas visam conter a disseminação prejudicial de discursos de ódio nas plataformas digitais e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendas

Economia

VW Santana, o carro alemão que os brasileiros fizeram na China

Esporte

Em final confusa, repleta de desorganização e cheia de emoção, Argentina sai campeã

Esporte

A super Espanha é tetra campeã europeia de forma incrível

Séries

O rei teve seu rosto desfigurado e a armadura fundiu-se a sua carne após batalha dos dragões

Cultura

Sérgio Cabral, pai do ex-governador do RJ, foi uma lenda do jornalismo nacional

Últimas

Mundo

O ex-presidente e candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, sofreu um atentado durante um comício na Pensilvânia neste sábado (13). Trump foi quase...

Esporte

O Brasil garantiu a classificação para a segunda etapa da Copa América com um desempenho nada convincente, trazendo um alívio tanto para os patrocinadores...

Atualidades

Em 2024, as vendas de carros elétricos e híbridos novos cresceram bastante no Brasil, especialmente por causa dos preços competitivos das montadoras chinesas. Mas...

Mundo

Os astronautas norte-americanos Butch Wilmore e Suni Williams, atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), enfrentam incertezas quanto ao retorno à Terra devido...

Esporte

Em 2008 uma armação comandada por Briatore tirou o título de Felipe Massa

Mais notícias relacionadas

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Inteligência Artificial

Ferramenta inclui alertas integrados ao Google Search e ao Google Maps

Tecnologia

Sahil Gaba dá dicas para profissionais de tecnologia melhorarem currículo

Tecnologia

Emily McDermott, do Canadá, conseguiu faturar 280 mil dólares com o negócio

Tecnologia

Chamada de "Sign1" a campanha causou redirecionamentos indesejados e anúncios pop-up para os visitantes