Nesta semana, a Epic Games voltou a acusar a Apple de não cumprir uma liminar que rege o funcionamento da App Store em relação aos meios de pagamento. Assim, a disputa entre as empresas ganhou um novo capítulo. Isso porque a desenvolvedora responsável pelo game Fortnite pediu à Justiça dos Estados Unidos que condene a gigante de tecnologia.
De acordo com a Epic, a Apple não cumpriu a liminar que obrigava a empresa a liberar para os desenvolvedores de apps a inclusão de links e botões que direcionem os usuários a um site externo na hora de pagar compras. Porém, a gigante de tecnologia tornou os links de direcionamento “comercialmente inutilizáveis” dentro da loja de apps. Além disso, a big tech estaria proibindo a utilização de links.
Epic Games Accuses Apple of Charging 'Unjustified Fees' for Required Non-App Store Purchase Link https://t.co/6VHCvTmt6h pic.twitter.com/IwgzFvDc6L
— MacRumors.com (@MacRumors) March 13, 2024
EPIC GAMES X APPLE!
A disputa em curso entre a Apple e a Epic Games alcançou um novo ponto crítico. Ela resultou em consequências diretas para os usuários de iPhone e iPad, que esperam o retorno do Fortnite. A Epic revelou que teve sua conta de desenvolvedor banida pela empresa na Europa. Assim, a desenvolvedora ficou impedida de disponibilizar o Fortnite em dispositivos iOS na região.
Essa disputa entre a Apple e a Epic levou a produtora de jogos a denunciar a medida como uma séria violação da Lei dos Mercados Digitais. Ela argumentou que a gigante da tecnologia não tem interesse em promover uma verdadeira concorrência em seus dispositivos. A postagem inclui, até mesmo, cópias dos diálogos mantidos com a Apple, evidenciando a contenda.