A nova Ferrari 12Cilindri chega ao mercado celebrando um dos motores mais icônicos da história da marca: o V-12. Em uma era onde essa configuração de motor está se tornando cada vez mais rara, a Ferrari mantém viva sua tradição, lançando um grand tourer que presta homenagem à sua rica herança.
O Nome e Sua Essência
Segundo Jacopo Marcon, gerente de marketing de produto da Ferrari, o nome 12Cilindri foi escolhido por sua simplicidade e por refletir a essência do carro. “Queríamos um nome que representasse o carro em si. É 12Cilindri, simples assim”, comenta Marcon.
Um Design que Mistura o Clássico com o Futuro
O design da nova Ferrari 12Cilindri é uma mistura perfeita entre o clássico e o moderno. Inspirada no modelo 365GTB/4 Daytona, a frente do carro apresenta um visual “sem rosto”, onde os faróis são camuflados, evocando uma aparência futurística. A linha do teto apresenta um gráfico que lembra uma alça que se estende para frente, criando uma estética única e arrojada.
Aerodinâmica Sutil e Eficaz
Diferente dos carros esportivos da marca, onde elementos aerodinâmicos são exibidos com destaque, a 12Cilindri opta por um design mais limpo. Em vez de um spoiler traseiro robusto, a aerodinâmica se adapta durante a condução, com flaps acima das lanternas traseiras que se ajustam automaticamente para aumentar a força descendente entre 60 e 300 km/h.
Interior de Alta Tecnologia
Por dentro, a Ferrari manteve o design tradicional de cockpit duplo, mas com tecnologia de ponta. Três telas digitais adornam o painel: uma tela de 15,6 polegadas para o motorista, uma central de 10,3 polegadas e uma tela de 8,8 polegadas para o passageiro. O carro mantém o “manettino”, um seletor físico de modos de condução, ao lado de controles touch que, embora modernos, podem ser frustrantes, como no caso do ajuste dos espelhos laterais.
Potência Absoluta do V-12
Sob o capô da 12Cilindri repousa o F140HD, um motor V-12 de 6,5 litros aspirado naturalmente, que entrega impressionantes 819 cv a 9250 rpm e 500 lb-ft de torque a 7250 rpm. Embora a potência permaneça inalterada em relação ao modelo anterior, o 812 Competizione, o torque foi ligeiramente reduzido. O motor trabalha em conjunto com uma nova transmissão automática de dupla embreagem e oito marchas, proporcionando uma distribuição de peso otimizada de 48/52%.
Performance Inigualável
Mesmo com estradas molhadas em Luxemburgo, onde o test-drive foi realizado, a 12Cilindri demonstrou uma entrega de potência controlada graças ao acelerador de curso longo, que ajuda a dosar os 819 cavalos. Quando o tempo abriu, a potência total do V-12 ficou evidente, com o carro atingindo velocidades de até 273 km/h na reta do circuito de testes.
Uma Sinfonia Mecânica
A Ferrari aperfeiçoou o sistema de escape da 12Cilindri para garantir que o som do motor fosse tão empolgante quanto sua performance. Sem modos artificiais de som, o motor começa com um rugido moderado, aumentando a intensidade a partir dos 3000 rpm até alcançar um clímax impressionante perto do redline de 9500 rpm.
Tecnologia que Faz a Diferença
A 12Cilindri inclui direção nas rodas traseiras, ou Virtual Short Wheelbase, agora em sua terceira geração. Essa tecnologia oferece respostas rápidas na direção e melhora o controle nas curvas. A suspensão com amortecedores magnetoreológicos proporciona uma condução suave, mesmo em estradas irregulares, mantendo o conforto em viagens mais longas.
Mais Conforto, Menos Peso
A carroceria é feita de uma estrutura de alumínio com rigidez torcional aumentada em 15% em comparação ao modelo anterior. O uso de materiais leves ajuda a manter o peso do carro em torno de 1769 kg, o que contribui para o desempenho estonteante que a Ferrari é conhecida por entregar.
O Fim de uma Era V-12?
Embora o nome 12Cilindri sugira um tributo final ao motor V-12, a Ferrari ainda não confirma se este será o último modelo com essa configuração. Segundo Marcon, “não estamos dizendo sim, e também não estamos dizendo não”. No entanto, a marca italiana parece disposta a manter o legado desse motor lendário por mais tempo.
Conclusão: Um Ícone Atemporal
Com a Ferrari 12Cilindri, a marca continua a redefinir o que significa luxo e performance. Esse grand tourer não é apenas uma homenagem ao passado, mas também uma declaração de que a Ferrari continuará a elevar o nível de inovação e exclusividade em seus veículos. Se este for realmente o último V-12 da Ferrari, ele certamente sairá em grande estilo.
Resumo para quem está com pressa:
- A Ferrari 12Cilindri celebra o motor V-12, um símbolo da marca.
- O design mistura elementos clássicos e futuristas, com uma frente inspirada no Daytona.
- Motor V-12 de 6,5 litros com 819 cv e 500 lb-ft de torque.
- Tecnologia de ponta, incluindo direção nas rodas traseiras e suspensão magnetoreológica.
- Interior com três telas digitais e seletor de modos de condução físico.
- Potência incrível e top speed de mais de 340 km/h, com aceleração de 0-100 km/h em 2,7 segundos.