Tecnologias surgem na F1 e chegam aos carros populares

Tecnologias estão conectadas com os carros populares

Tecnologias estão conectadas com os carros populares (Foto: Divulgação/Canva)

Você sabia que as tecnologias implantadas na Fórmula 1 são uma inspiração para a melhora e evolução de carros populares que dirigimos no dia a dia? As construtoras estão mais do que atentas aos processos de pesquisa e desenvolvimento dos veículos da categoria de alta velocidade. Assim, os automóveis disponíveis para a população contam com recursos testados no automobilismo profissional.

De acordo com as informações do programa “Auto Esporte”, os “paddle shifters” — ou aletas para trocas de marcha -, a suspensão ativa, a fibra de carbono, os volantes multifuncionais e o DRS (sistema de redução de arrasto) foram tecnologias que surgiram na Fórmula 1 e passaram a existir também em carros populares. Dessa forma, os recursos não ficaram limitados apenas a veículos de luxo.

MAIS TECNOLOGIAS NA FI!

Em um feito tecnológico extraordinário, a Red Bull apresentou um drone capaz de atingir o incrível pico de 350 km/h. Esta é uma velocidade nunca antes vista para um dispositivo com câmera. O drone foi projetado especificamente para capturar imagens únicas da Fórmula 1, como a visão em primeira pessoa (FPV) do tricampeão mundial Max Verstappen durante uma volta completa em Silverstone.

Verstappen ficou impressionado com a tecnologia: “Nunca pensei que um dia veria um drone voando tão rápido só para filmar. Eu não sabia que ele estava me seguindo enquanto eu dirigia no molhado. Fiquei surpreso com a rapidez com que ele conseguia me seguir e também com o quão perto ele conseguia estar de mim nas curvas. Dá uma perspectiva realmente diferente do que você normalmente vê na F1.”

O desenvolvimento deste drone aconteceu graças ao acesso ao know-how e aos processos da Red Bull Advanced Technologies. O setor se caracteriza como um braço de engenharia de alto desempenho da equipe Oracle Red Bull Racing Formula 1. Foram necessários mais de um ano para criar um drone capaz de acelerar duas vezes mais rápido que um carro de F1, atingindo 300 km/h em apenas 4 segundos e uma velocidade máxima de mais de 350 km/h.

Sair da versão mobile