Tecnologia: cursos gratuitos animam alunos interessados na área

Tecnologia segue gerando cursos gratuitos

Tecnologia segue gerando cursos gratuitos (Foto: Divulgação/Canva)

Nesta semana, a tecnologia virou pauta para a Prefeitura de Belo Horizonte. Assim, disposta a formar novos profissionais na área, abriu 2,5 mil vagas em 12 cursos gratuitos, na modalidade de Ensino a Distância, com foco em tecnologia e meio ambiente. As formações fazem parte do Programa de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).

As inscrições nos cursos acontecem através do portal da Prefeitura de Belo Horizonte ou presencialmente, na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel: rua José Clemente Pereira, 440, bairro Ipiranga. As turmas são formadas imediatamente depois do preenchimento da sala virtual. Feita a inscrição, os alunos receberão, em até cinco dias úteis, um contato através do WhatsApp ou pelo e-mail.

MAIS CURSOS DE TECNOLOGIA!

De olho na expansão das mulheres no setor da tecnologia, a Microsoft abriu as inscrições para a 3ª edição do Girls Power. O programa de capacitação tem como objetivo formar profissionais em fundamentos de programação low code/no code (baixo ou pouco código) em Power Platform. Assim, quem estiver interessada pode se inscrever para as 5 mil vagas disponíveis até o dia 17 de março.

Crescendo cada vez mais no Brasil, o mercado da tecnologia vem se destacando pelo espaço oferecido para mulheres. Assim, os altos salários vieram à tona como pontos principais, mas a procura ainda é baixa. De acordo com dados publicados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina cresceu 60% no setor no período de 2015-2022.

Por outro lado, um estudo da empresa de tecnologia Revelo, apontou que somente 12,7% das vagas do mercado são ocupadas pelo público feminino. Já os homens estão com 87,7%. Diante do espaço e dos bons salários para as mulheres no setor, as escolas vêm oferecendo cursos e matrículas gratuitas para que as mulheres possam adentrar cada vez mais no mercado em expansão.

Sair da versão mobile