Nesta semana, a NASA passou a se preocupar com a espaçonave Voyager 1. A sonda está no espaço há quase meio século. Porém, os cientistas ficaram muito assustados logo após a sonda solitária começar a enviar mensagens diferentes do habitual. “Ela basicamente parou de falar conosco de maneira coerente”, disse a gerente de projeto da Voyager, Suzanne Dodd, à NPR . “É um problema sério“.
A Voyager 1, em particular, que atualmente está flutuando além da borda definida do sistema solar, a cerca de 24 bilhões de quilômetros de distância, parece estar em pior estado de desgaste. Isso porque ela começou não enviar mais código binário por bilhões de quilômetros. Diante do problema, a NASA está tentando reiniciar a sonda antiga, mas ainda não teve sucesso.
“O botão que você pressiona para abrir a porta do seu carro tem mais poder de computação do que as espaçonaves Voyager”, disse Dodd à NPR . “É notável que elas continuem voando e que voem há mais de 46 anos. [Estamos tentando] entrar na cabeça dos desenvolvedores originais e descobrir por que eles projetaram algo da maneira que fizeram”, afirmou a gerente de projeto.
March 8, 1979 – Images taken by "Voyager 1" proved the existence of volcanoes on Io, a moon of Jupiter. pic.twitter.com/CdjrWmyU3Y
— ADS (@ADS69635721) March 8, 2024
TECNOLOGIA ALÉM DA NASA!
Logo após o estudo publicado na Science Advances, os pesquisadores observaram evolução importante na computação quântica. Assim, uma coerência quântica de um estado de quinteto com quatro spins de elétrons em sistemas moleculares veio à tona pela primeira vez em temperatura ambiente. Isso deixa clara a capacidade de um sistema de manter estado bem definido ao longo do tempo.
O grupo de pesquisadores foi liderado por Nobuhiro Yanai, da Faculdade de Engenharia da Universidade de Kyushu. Ele teve colaboração de Kiyoshi Miyata, da Universidade de Kyushu e de Yasuhiro Kobori, da Universidade de Kobe. Ambos relataram que a descoberta foi possível incorporando um cromóforo – molécula de corante que absorve luz e calor – em uma estrutura metal-orgânica.