Nesta semana, a NASA passou a se preocupar com a espaçonave Voyager 1. A sonda está no espaço há quase meio século. Porém, os cientistas ficaram muito assustados logo após a sonda solitária começar a enviar mensagens diferentes do habitual. “Ela basicamente parou de falar conosco de maneira coerente”, disse a gerente de projeto da Voyager, Suzanne Dodd, à NPR . “É um problema sério“.
A Voyager 1, em particular, que atualmente está flutuando além da borda definida do sistema solar, a cerca de 24 bilhões de quilômetros de distância, parece estar em pior estado de desgaste. Isso porque ela começou não enviar mais código binário por bilhões de quilômetros. Diante do problema, a NASA está tentando reiniciar a sonda antiga, mas ainda não teve sucesso.
Space is hard. Interstellar space is harder. Solving issues like this takes time – because it takes more than 22 hours for a message to travel from Earth to my twin Voyager 1 and another 22 hours for a response to make it back. -V2 https://t.co/aAOqgQEyXm
— NASA Voyager (@NASAVoyager) February 6, 2024
“O botão que você pressiona para abrir a porta do seu carro tem mais poder de computação. Isso em relação às espaçonaves Voyager”, disse Dodd à NPR . “É notável que elas continuem voando e que voem há mais de 46 anos. [Estamos tentando] entrar na cabeça dos desenvolvedores originais e descobrir por que eles projetaram algo da maneira que fizeram”, afirmou a gerente de projeto.
“Os dados científicos que as Voyagers estão a devolver tornam-se mais valiosos à medida que se afastam do Sol, por isso estamos definitivamente interessados em manter o maior número possível de instrumentos científicos a funcionar durante o maior tempo possível“, disse Linda Spilker, cientista do projeto da Voyager, em 2023.