MG4 : O elétrico chinês que conquistou o mercado internacional

MG4 elétrico é um hatchback compacto da MG, agora controlada por uma empresa chinesa

MG4 elétrico é um hatchback compacto da MG, agora controlada por uma empresa chinesa (Divulgação)

Após quase 45 anos longe do mercado americano, a MG ressurge com força no mercado internacional. Agora sob controle chinês desde 2005, a marca britânica está se destacando na Europa, América Central e China, especialmente com seus modelos elétricos. Um exemplo de sucesso é o MG4 elétrico, um dos modelos mais vendidos em seu segmento desde seu lançamento em 2022.

Design Moderno e Distante do Passado

Foto: Divulgação

Apesar do icônico logotipo octagonal, o MG4 elétrico não carrega o DNA dos roadsters que tornaram a MG famosa. Com um design de SUV compacto e uma estética que reflete sua origem chinesa, o MG4 representa uma nova era para a marca, adaptada aos gostos e exigências dos consumidores modernos.

Interior Tecnológico e Funcional

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dentro do MG4 elétrico, o clássico aroma de gasolina e couro dá lugar a acabamentos modernos. O modelo oferece dois painéis de LCD, sendo o principal de 10,3 polegadas, que controla funções como regeneração de energia e assistência de faixa. Embora o sistema tecnológico seja funcional, há críticas à interface pouco intuitiva em alguns comandos.

Desempenho Impressiona como Hatchback

Com um motor traseiro de 241 cv, o MG4 Trophy Extended Range alcança 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. A bateria de 74,4 kWh proporciona uma autonomia estimada de até 520 km no ciclo WLTP, mas testes reais indicam um alcance mais próximo de 386 km. Além disso, a recarga rápida permite recuperar de 10% a 80% da bateria em apenas 39 minutos.

Experiência de Direção

O MG4 entrega uma condução agradável, com estabilidade em curvas graças ao centro de gravidade baixo. A direção, embora um pouco desconectada, oferece configurações personalizáveis. O modelo também se destaca pela manobrabilidade em espaços urbanos, auxiliado por câmeras, já que a visibilidade traseira é limitada.

Espaço e Capacidade

Embora o espaço interno acomode confortavelmente os passageiros, o porta-malas tem capacidade limitada, com 368 litros disponíveis e até 1.165 litros com os bancos traseiros rebatidos. Não há espaço adicional sob o capô (frunk), algo comum em outros modelos elétricos.

Preço e Competitividade

No Reino Unido, o MG4 Trophy Extended Range é vendido por cerca de US$ 42 mil, mas descontos generosos podem reduzir esse valor em até US$ 11 mil. Essa estratégia agressiva, subsidiada pelo governo chinês, torna o modelo uma ameaça significativa aos concorrentes globais.

Problemas com Assistência de Direção

Um ponto crítico do MG4 é o sistema de assistência de faixa, que se mostra excessivamente intrusivo e pode até comprometer a segurança. Testes apontaram falhas graves, como desvio para a contramão, reforçando a necessidade de uma atualização de software para corrigir o problema.

Qualidade de Construção

Surpreendentemente, o MG4 apresenta um nível de qualidade acima do esperado. O acabamento da pintura e o encaixe das peças internas refletem um cuidado que contrasta com o estigma de carros chineses de baixa qualidade.

Expansão Internacional

Embora ainda indisponível nos EUA devido a altas tarifas de importação, o MG4 elétrico já é popular no México, onde a MG está construindo uma fábrica e um centro de P&D. Com essa base, a marca está posicionada para entrar no mercado americano no futuro próximo.

Versões e Variedade

Além do Trophy Extended Range, a linha MG4 inclui versões mais acessíveis, como o modelo SE de 168 cv, e opções de alto desempenho, como o MG4 XPower com 429 cv e tração integral. Essa diversidade atende desde motoristas urbanos até entusiastas por desempenho.

Conclusão

O MG4 elétrico simboliza a transformação da MG sob gestão chinesa. Embora não seja um esportivo como os clássicos roadsters, ele se destaca como um veículo elétrico acessível, eficiente e competitivo, conquistando mercados e desafiando a concorrência global.

Resumo para quem está com pressa

Sair da versão mobile