Lula defende ideia e pede criação de IA “genuinamente guarani”

Lula quer uma IA totalmente brasileira

Lula quer uma IA totalmente brasileira (Foto: Ricardo Stuckert)

Em discurso na 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, no Palácio do Planalto, Lula declarou que deseja criar uma Inteligência Artificial (IA) “genuinamente guarani“. Assim, o presidente do Brasil declarou que está aberto a receber ideias e sugestões. Além disso, ele revelou que o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nutre o mesmo desejo.

Eu estive com Pedro Sánchez. Ele fez uma proposta para que o Brasil e a Espanha fizessem uma parceria e criassem uma inteligência artificial na nossa língua portuguesa e espanhola”, disse. Lula ressaltou que achou a ideia ‘genial’. Vamos aceitar o desafio, algumas inquietações que vocês têm. Vamos colocar no papel. Quero apresentar ao mundo no 23 de setembro, ao fazer meu discurso na ONU“.

ALÉM DE LULA!

Com o avanço da Inteligência Artificial (IA) e a proximidade de eleições por todo o mundo, as preocupações em torno dos temas cresceram bastante. Assim, o Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH) realizou estudo aprofundado e detectou que o recurso vem sendo usado para propagar desinformação eleitoral. Assim, imagens fakes seguem se espalhando para prejudicar determinados políticos.

O potencial de tais imagens geradas por IA servirem como ‘evidências fotográficas’ poderia exacerbar a propagação de alegações falsas. Assim, representando um desafio significativo para a preservação da integridade das eleições“, revelou um trecho do relatório divulgado pelo Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH). Vale citar que imagens fakes de Joe Biden estiveram presentes no estudo.

Os pesquisadores do CCDH testaram diversos recursos para chegar à conclusão de que a Inteligência Artificial (IA) está ‘gerando’ falsas imagens relacionadas às eleições no mundo inteiro. ChatGPT Plus (OpenAI), Image Creator (Microsoft), Midjourney e DreamStudio (Stability AI) foram plataformas nas quais o usuário conseguiu gerar fotos a partir de comandos (prompts) de texto.

Sair da versão mobile