Ao longo da última terça-feira (5), Instagram e Facebook apresentaram intensas instabilidades e ficaram fora do ar em diversos momentos. Assim, os usuários das redes sociais partiram para o Twitter e começaram a relatar os problemas. Vale destacar que a Meta, dona dos aplicativos, se pronunciou, confirmou estar ciente das questões e prometeu resolver rapidamente.
Por conta da queda das redes sociais, os usuários repercutiram os problemas da Meta e criaram vários memes (veja abaixo) para ocupar o tempo. Já por volta das 14h30 (horário de Brasília), o Instagram começou a retomar os trabalhos, mas ainda com lentidão. Enquanto isso, o Facebook voltou com maior facilidade depois das quase duas horas de instabilidade enfrentadas no mundo todo.
O Facebook da minha mãe deslogou e ela não lembra a senha. pic.twitter.com/t8YJ8JqhSa
— Alê, atório (@alexandrer_r) March 5, 2024
o instagram caindo e eu achando que fui hackeado? pic.twitter.com/nqw0hdkPfy
— lipe (@filipesm_4) March 5, 2024
Instagram, Threads e Facebook indo de arrasta pra cima… O povo: pic.twitter.com/BEhJZKtEds
— Hugo Gloss (@HugoGloss) March 5, 2024
o povo vindo pro twitter pra saber se o instagram caiu
— Matheus (@odontinho) March 5, 2024
pic.twitter.com/AoSSlSXzyv
“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo problemas para acessar nossos serviços. Estamos trabalhando nisso“, explicou Endy Stone, Head de Comunicação da Meta. De acordo com a imprensa internacional, a falha também atingiu outros países na América, Europa e Ásia. Especialistas suspeitaram de algum erro geral nos servidores, já que também há outros serviços com problemas.
Além do Instagram e Facebook, serviços como a Google Play Store e o YouTube também apresentaram instabilidades durante esta terça-feira (5). Segundo o Downdetector, portal que monitora as quedas de serviços online, os problemas começaram por volta de 12h. Assim, em menos de 20 minutos, mais de 14 milhões de pessoas já haviam relatado as dificuldades para acessar as redes sociais.