Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Google assume falha em falso alerta de terremoto em Ubatuba e Rio

Falha do sistema Android gerou mensagem falsa e pânico na população

Google oferece conteúdo gratuito voltado para mulheres negras.
Google oferece conteúdo gratuito voltado para mulheres negras. (Foto: Arquivo Reuters/ Amd Wiegmann/ Agência Brasil

Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais receberam um alerta inesperado em seus celulares: um suposto terremoto de magnitude 5,5 na escala Richter teria ocorrido no mar, próximo a Ubatuba, no litoral paulista. O aviso levou algumas pessoas a buscar locais elevados, temendo a formação de grandes ondas.

No entanto, o alerta era falso. Diferente das notificações meteorológicas emitidas pela Defesa Civil, esse aviso partiu do sistema automático de detecção de abalos sísmicos do Google, que está integrado aos dispositivos Android.

Erro técnico causou pânico

Especialistas explicam que não se tratou de uma fake news, mas de uma falha no sistema. O Google utiliza sensores dos celulares para detectar movimentações incomuns, acionando o alerta em caso de tremores. Porém, nesse episódio, a tecnologia gerou um falso positivo, semelhante a um erro de teste laboratorial ultrassensível.

A Defesa Civil precisou desmentir o alerta para conter o pânico, principalmente entre os moradores de Ubatuba, que receberam orientações erradas sobre um risco inexistente. No Brasil, terremotos ocorrem raramente e, quando acontecem, são de baixa magnitude, geralmente não ultrapassando 2,9 na escala Richter.

Google desativa sistema e investiga o erro

Diante da repercussão, o Google decidiu desligar temporariamente o sistema de alerta sísmico e anunciou uma investigação sobre o incidente. Em nota, a empresa pediu desculpas aos usuários e afirmou estar trabalhando para aprimorar a tecnologia:

“Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”

O episódio reacende o debate sobre a confiabilidade de sistemas automáticos de emergência e a necessidade de verificação oficial antes da disseminação de informações que possam gerar pânico na população.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile