Elon Musk prevê sério risco com IA atingindo inteligência superior à todos humanos

Elon Musk fez previsão um tanto quanto preocupante sobre a inteligência artificial

Elon Musk fez previsão um tanto quanto preocupante sobre a inteligência artificial (Divulgação)

Um renomado futurista fez uma previsão no podcast de Joe Rogan de que a inteligência artificial (IA) alcançará a inteligência humana até 2029, mas o bilionário e magnata da tecnologia Elon Musk afirma que isso acontecerá no próximo ano.

O famoso inventor e futurista Ray Kurzweil fez o que ele chamou de uma estimativa “conservadora” sobre quando a IA alcançará a inteligência humana durante sua participação no popular podcast.

“Ainda não chegamos lá, mas estaremos lá, e até 2029 ela estará no mesmo nível de qualquer pessoa”, disse ele. “As pessoas pensam que isso acontecerá no próximo ano ou no ano seguinte.”

Musk respondeu no X, afirmando que o cronograma seria muito mais curto.

“A IA provavelmente será mais inteligente do que qualquer pessoa no próximo ano”, postou Musk no X. “Até 2029, a IA provavelmente será mais inteligente do que todos os humanos juntos.”

AS PREVISÕES INSANAS DO NOVO CARA DO GOOGLE, RAY KURZWEIL

O inventor e futurista Ray Kurzweil. Kurzweil explicou que fez essa previsão no início do século XXI.

“Na verdade, eu disse isso em 1999”, disse Kurzweil. “Eu disse que igualaríamos qualquer pessoa até 2029, ou seja, 30 anos. As pessoas acharam isso totalmente louco. Na verdade, Stanford teve uma conferência que convidou várias centenas de pessoas de todo o mundo para falar sobre minha previsão, e as pessoas acharam que isso aconteceria, mas não até 2029. Elas pensavam que levaria 100 anos.”

Rogan perguntou a Kurzweil se essa disparidade de opinião se deve ao fato de as pessoas terem dificuldade em entender o conceito de crescimento exponencial, ao que o futurista explicou que estava “exatamente certo”.

“Na verdade, ainda assim, os economistas têm uma visão linear”, disse Kurzweil. “Se você diz, bem, vai crescer exponencialmente, mas sim, talvez 2% ao ano. Na verdade, dobra em 14 anos.”

Kurzweil, que também já foi diretor de engenharia do Google, é conhecido por suas previsões audaciosas.

Por exemplo, em seu livro “A Singularidade Está Próxima”, Kurzweil prevê que os seres humanos em breve “transcenderão a biologia” e percorrerão o universo como ciborgues imortais. Ele também acredita que viverá para sempre depois de transferir sua consciência para um computador.

Sair da versão mobile