Chantagem emocional: robôs estão pedindo gorjetas

Cena do filme de ficção Chappie (Reprodução)

Cena do filme de ficção Chappie (Reprodução)

Ah, a tradição de dar gorjeta em restaurantes ou táxis! Uma parte da vida em muitos países, não é mesmo? Normalmente, entregamos uma gorjeta ao garçom ou a um funcionário do hotel. Em outras ocasiões, colocamos a gorjeta em um pote ao lado do caixa. Mas com a tecnologia moderna, surgiu uma nova maneira de dar gorjeta: as máquinas de autoatendimento. Só que as pessoas não estão muito felizes com elas. As máquinas estão pedindo gorjetas! Elas estão nos aeroportos, estádios, lojas de biscoitos e cafés nos EUA. As máquinas de autoatendimento significam que não há contato cara a cara entre as pessoas. No entanto, muitas dessas máquinas estão pedindo aos clientes que deixem uma gorjeta de 20%. Os clientes dizem que não estão muito felizes em dar gorjeta e dar dinheiro extra para uma máquina.

O Wall Street Journal relatou que muitas pessoas nos EUA estão ficando cansadas de dar gorjetas por causa das máquinas de autoatendimento. Os repórteres escreveram que muitas pessoas estão experimentando uma “fadiga de gorjeta”. Quase 20% dos americanos agora estão deixando gorjetas para coisas para as quais nunca costumavam deixar gorjeta. Eles até estão dando gorjeta ao comprar uma garrafa de água. Isso acontece porque há mais máquinas de pagamento digital. Um cliente em uma loja de aeroporto disse que uma solicitação em uma máquina de autoatendimento era como um “chantagem emocional”. A empresa de pagamentos Square relatou que as máquinas estão aumentando o número de gorjetas. Ela disse que os americanos estão deixando 15% a mais de gorjetas do que antes.

Quem diria que um dia estaríamos debatendo se devemos ou não dar uma gratificação a um robô? Bem, parece que as máquinas estão tentando se infiltrar na tradição da gorjeta. Talvez as máquinas estejam ficando com inveja dos humanos e querendo uma recompensa por seu trabalho árduo. Quem sabe? Mas vamos admitir, é um pouco estranho pensar em deixar uma gorjeta para uma máquina. Afinal, elas não precisam pagar contas ou sustentar uma família, né? Mas, ei, se as máquinas continuarem pedindo gorjetas, quem sabe em breve teremos máquinas de autoatendimento trabalhando duro para ganhar umas moedinhas extras. Acho que elas vão precisar de uma “caixinha de gorjetas eletrônica”. Enfim, a vida é cheia de surpresas e agora até as máquinas querem um agrado. Só espero que elas não comecem a esperar gorjetas em dinheiro também. Imagina só, um robô estendendo a mão esperando por uma nota! Vamos torcer para que essa moda passe rápido e possamos voltar a dar gorjetas para as pessoas de carne e osso, que certamente as merecem.

Sair da versão mobile