Como avanço da Inteligência Artificial afeta os games

Avanço da Inteligência Artificial pode beneficiar a indústria dos games

Avanço da Inteligência Artificial pode beneficiar a indústria dos games (Divulgação)

A disseminação da inteligência artificial tem causado consternação em diversos setores industriais. O banco de investimentos Goldman Sachs reportou que a IA pode substituir mais de 300 milhões de empregos em todo o mundo na próxima década.

Nesta semana, atores de Hollywood entraram em greve exigindo medidas de proteção contra a substituição de humanos por IA. Contudo, há um setor que pode se beneficiar significativamente dos bots: os games. Dr. Richard Wilson, diretor da associação de jogos do Reino Unido, TIGA, afirmou que a inteligência artificial poderia “resultar em mais jogos sendo produzidos e mais empregos criados”. Ele explicou que a IA reduziria o custo de desenvolvimento dos jogos e aceleraria todo o processo, o que significaria mais estúdios de jogos e, por conseguinte, mais postos de trabalho.

Inteligência Artificial e o setor de Games

O setor de games tem avançado consideravelmente graças à IA e foi uma das primeiras indústrias a utilizá-la. Daniel Wood, co-CEO da organização de jogos UKIE, relatou à BBC a importância da IA para o setor. Ele disse:

“A indústria de videogames está sempre na vanguarda da tecnologia, então já estamos usando a IA em várias áreas, incluindo produção, arte, interação com personagens dentro do jogo e gerenciamento da comunidade, para criar experiências ainda mais empolgantes e envolventes para nossos jogadores.”

Wood acrescentou: “As possibilidades futuras da IA prometem muitas oportunidades empolgantes para nosso setor.” Porém, céticos acreditam que é apenas uma questão de tempo até que os empregos recém-criados na indústria de games sejam assumidos pelos bots. A interação entre o desenvolvimento de jogos e a inteligência artificial é uma tendência em constante evolução, e o equilíbrio entre a automação e o emprego humano ainda é motivo de debate.

Veja mais sobre Inteligência Artificial nestas notícias e fotos:

Sair da versão mobile