Ator descobre diagnóstico de espectro autista através de personagem

Victor Ferreira descobriu espectro autista ao atuar na série "Use Sua voz" na HBO Max

Victor Ferreira descobriu espectro autista ao atuar na série "Use Sua voz" na HBO Max (Divulgação)

Ator Com seis episódios disponíveis até o momento, a série original da HBO Max, “Use Sua Voz”, está fazendo sucesso desde o seu lançamento.

A produção foi a quarta mais assistida da plataforma em sua estreia. Assim, é uma comédia musical infanto-juvenil e mostra os alunos da escola Use Sua Voz em busca do sabotador, a pessoa que cortou a fiação elétrica da instituição bem no momento das audições para o núcleo musical.

A primeira temporada tem 10 episódios no total. O primeiro está disponível gratuitamente para não assinantes.

O curitibano Victor Ferreira faz parte do elenco principal e interpreta o Arthur, um jovem que vive com TEA – Transtorno Espectro Autista desde a sua primeira infância.

Victor Ferreira no set de USV (Divulgação/acervo pessoal)

Use Sua Voz – desmistificando estereótipos

Nos episódios lançados na última quinta-feira (13), “Use Sua Voz” se aprofunda mais no personagem do ator, procurando desmistificar muitos estereótipos do diagnóstico. Arthur também é cinestésico, possuindo alta sensibilidade com sons e os ruídos do seu cotidiano, acabam virando melodias e possibilidades rítmicas de músicas eletrônicas.

“Eu e o Arthur temos muitas coisas em comum e foi por meio dessas afinidades que descobri o meu diagnóstico de autismo, altas habilidades e superdotação. Eu já suspeitava, mas só tive coragem de ir atrás de profissionais após ter tido a oportunidade de compreender um pouco mais sobre o TEA. Por isso, tenho muito a agradecer a este personagem”, diz Victor Ferreira que, durante a interpretação do seu personagem, acabou descobrindo seu diagnóstico.

Em um depoimento em sua rede social, o ator comentou sobre processo da descoberta e o medo de perder trabalhos pelo diagnóstico.

“Eu sou autista. Quando você assiste o Arthur você percebe que ele é um personagem muito diferente de mim. Mas isso é porquê o autismo se expressa de formas diferentes para cada tipo de pessoa dentro do espectro. Como ator, eu conversei com outras pessoas sobre o diagnóstico e como isso poderia me comprometer de um jeito ruim dentro do mercado de trabalho, mas acabei descobrindo que vários outros cineastas, atores e atrizes com quem eu já trabalhei também estão dentro do transtorno do espectro autista, mas não falam sobre isso pelo mesmo medo de como o mercado e as pessoas vão receber isso”, disse ele.

Além de em “Use Sua Voz”, primeiro live-action produzido pelo Cartoon Network e coproduzido pela Floresta, Ferreira pode ser visto também na série “O Som e a Sílaba”, do Disney Plus, e em “Todos os Inscritos de Ness”, premiado no Festival Internacional de Cinema de Valdivia, do Chile, como Melhor Curta-Metragem Infantil Latino-Americano. A produção curitibana, que também já passou por outros festivais, como a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o Festival Taguatinga, o Festival Guarnicê de Cinema, o Goiânia Mostra Curtas, entre outros, reúne duas grandes referências artísticas do Paraná, as atrizes Regina Vogue e Maureen Miranda. Victor também já atuou nos curtas-metragens “Presente”, e “Um Instante no Tempo”, em que foi protagonista.

Veja mais sobre HBO Max nestas notícias e fotos:

Sair da versão mobile