‘Pride’: U2 faz homenagem à fãs mortos atentados em Israel

U2 faz homenagem às vitimnas de Israel com música 'Pride' (Foto: Reprodução)

U2 faz homenagem às vitimnas de Israel com música 'Pride' (Foto: Reprodução)

O U2 trouxe uma nota atual e trágica em seu show de domingo na Sphere, em Las Vegas, adicionando “Pride (In the Name of Love)” ao repertório e dedicando-a às centenas de fãs de música mortos em um festival de música em Israel, referindo-se a eles como “estrelas de Davi” em letras reescritas.

“Cantem por nossos irmãos e irmãs – que eles mesmos estavam cantando no festival Supernova Sukkot em Israel”, disse Bono. “Nós cantamos por eles. Nossa gente, nosso tipo de gente, gente da música. Gente brincalhona, experimental. Nosso tipo de gente. Nós cantamos por eles.”

Depois de liderar a multidão em um refrão sem palavras, Bono continuou: “Diante do que aconteceu em Israel e Gaza, uma canção sobre não-violência parece um tanto ridícula, até mesmo risível, mas nossas preces sempre foram pela paz e pela não-violência… Mas nossos corações e nossa raiva, vocês sabem onde isso está apontado. Então cantem conosco… e aquelas belas crianças naquele festival de música.”

À medida que o primeiro verso de “Pride” começava, Bono alterou o primeiro verso para se referir ao massacre em Israel em vez da morte de Martin Luther King Jr.

“Na manhã cedo, 7 de outubro, o sol está nascendo no céu do deserto”, ele cantou. “Estrelas de Davi, eles tiraram sua vida, mas não puderam tirar seu orgulho.” Ele repetiu a linha “Não puderam tirar seu orgulho” três vezes antes de liderar a banda no coro grandioso.

O ataque de Hamas aos fãs de música ocorreu no festival Supernova, realizado no deserto do sul de Israel, em conjunto com o festival judeu de Sukkot. Segundo testemunhas, os ataques de foguetes foram seguidos por tiros de curto alcance e tiros de sniper de dezenas de terroristas invadindo o local do festival.

Até a manhã de segunda-feira, mais de 260 corpos haviam sido recuperados da cena do festival, de acordo com a agência de resgate Zaka, com mais pessoas ainda desaparecidas. Cerca de 3.500 pessoas estavam presentes no concerto, a cerca de três milhas da fronteira da Faixa de Gaza.

A inclusão de “Pride” na lista de músicas da Sphere do U2 aconteceu durante uma sequência de músicas no meio do show que interrompeu a execução completa de “Achtung Baby” para incluir números do início da carreira da banda. No início da temporada na Sphere, essas músicas eram todas do álbum “Rattle and Hum”, mas essas foram substituídas. Na apresentação mais emocionante de domingo, “Pride” foi precedida por “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” (incluindo um trecho de “Many Rivers to Cross” de Jimmy Cliff) e seguida por outra música inspirada por Martin Luther King Jr., “MLK”.

Sair da versão mobile