Jin, dos BTS da Coreia, vai cumprir serviço militar

Jin, cantor do BTS de 30 anos, se apresenta ao serviço militar em 13 de dezembro (Divulgação)

Jin, cantor do BTS de 30 anos, se apresenta ao serviço militar em 13 de dezembro (Divulgação)

Os membros dos BTS, RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, deveriam ter iniciado o serviço militar obrigatório até aos 28 anos, de acordo com a lei do país datada de 1948, ano da fundação do país.

Mas, a relevância do grupo na esfera internacional, levou a uma alteração de lei que esticou, em casos excepcionais, a idade limite para os 30, o número de anos que Jin completa neste domingo, 4 de Dezembro. Nove dias depois, o músico deverá apresentar-se em Yeoncheon, na província de Gyeonggi, para uma recruta de cinco semanas. Depois, seguirá para uma “unidade da linha da frente”, informou a agência noticiosa Yonhap, citada pelo South China Morning Post.

Estima-se que o grupo de K-pop contribua com mais de 5,5 biliões de won (cerca de 4 mil milhões de euros) todos os anos para a economia sul-coreana, segundo um relatório de 2018 do Hyundai Research Institute. O mesmo instituto acrescenta que cerca de 800 mil turistas estrangeiros visitaram o país em 2018 por causa dos BTS. Para a Hybe, o grupo representa entre 50 e 60% dos lucros da empresa, de acordo com um relatório da eBest Investment & Securities.

Os BTS formaram-se em 2010, mas só se estrearam em 2013, com o single No more dream. Desde então, as estrelas sul-coreanas tornaram-se uma sensação mundial com os seus êxitos e o seu envolvimento em causas sociais.

Em 2018, foram o primeiro grupo asiático a chegar ao primeiro lugar do top nos Estados Unidos. Já em 2021 ganharam o prémio de Artista do Ano nos American Music Awards (AMA).

Em Outubro, os BTS anunciaram uma pausa, estando previsto regressarem apenas em 2025. “Tanto a empresa como os membros da BTS esperam que a banda se reúna, novamente, por volta de 2025, após cumprirem os seus compromissos de serviço militar”, divulgou, num comunicado separado, a agência da banda.

Ao mesmo tempo, o debate em torno do serviço militar obrigatório que pode ir até 21 meses reacendeu-se na Coreia do Sul. Afinal, como explicou Yoon Sang-hyun, legislador que propôs a alteração à lei para incluir três semanas de recruta para os artistas de K-pop, em substituição do serviço militar de ano e meio, “os BTS fizeram um trabalho que precisaria de mais de mil diplomatas”.

Você já participou do Prêmio Tudo Pop? Vamos lá?
O Tudo Pop está comemorando 5 anos no ar, e para celebrar estamos realizando o Prêmio Tudo Pop melhores do Ano.
A escolha dos premiados é totalmente online e interativa, você internauta é o nosso jurado e vai poder escolher os melhores do ano! Participe e indique seus eleitos.

Quero participar do Prêmio Tudo Pop!

Também vimos BTS nestas notícias e fotos

Cantor do BTS se apresenta na abertura da Copa do Mundo. Jung Kook apresentará ‘Dreamers’, parte da trilha sonora oficial da FIFA. Veja mais sobre BTS nessa notícia.

Cantores do BTS vão cumprir serviço militar. Informação foi confirmada neste segunda-feira (17) pela assessoria do grupo. Veja mais sobre BTS nessa notícia.

Sair da versão mobile