Ucrânia: Nostradamus dos balcãs teria previsto a guerra

Cena do filme catástrofe 'Moonfall' (Divulgação)

Cena do filme catástrofe 'Moonfall' (Divulgação)

A vidente húngara Vangelia Gushterova, conhecida como “Baba Vanga” ou “Nostradamus dos Balcãs“, morreu em 1996 e deixou uma série de previsões para os anos seguintes.

Séculos antes, o francês Nostradamus também fez suas apostas sobre o que viria a acontecer no futuro, no livroLes Prophéties, de 1555. Ambos os videntes deixaram registros enigmáticos para suas previsões e que muitos pesquisadores esotéricos têm apontado como sendo referências à recente guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia.

A vidente búlgara, que era cega, tornou-se muito conhecida por ter supostamente acertado previsões de eventos marcantes da história recente, como: (1) os ataques de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas, em Nova Iorque; (2) o acidente nuclear em Chernobyl; (3) a trágica morte da princesa Diana; (4) o tsunami de 2004 na Ásia e por fim (5) a saída do Reino Unido da União Europeia.

Baba Vanga, conhecida como a Nostradamus dos Balcãs (Reprodução)

A vidente Baba Vanga, também teria previsto o fim do universo em 5079 — o que, no entanto, não livraria a humanidade de sofrer grandes tragédias antes dessa data.

Em 1979, durante um encontro com o escritor Valentin Sidorov, Baba Vanga disse: Tudo vai derreter, como se fosse gelo. Apenas um permanecerá intocado. A glória de Vladimir, a glória da Rússia”.

A suposta declaração da vidente está sendo interpretada por alguns estudiosos esotéricos como uma referência ao presidente russo, Vladimir Putin, que curiosamente é o próprio nome que aparece na frase.

Mas não é tão simples essa interpretação, pois a Ucrânia já foi também parte da Rússia no passado, e o nome do presidente da Ucrânia é Volodymyr Zelensky, e Volodymyr em ucrâniano significa também Vladimir.

Sair da versão mobile