O ex-presidente e candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, sofreu um atentado durante um comício na Pensilvânia neste sábado (13). Trump foi quase atingido fatalmente na cabeça.
Steven Cheung, porta-voz de Trump, afirmou que o ex-presidente “está bem” após ser ferido no evento. “O presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão”, disse Cheung em comunicado.
Anthony Guglielmi, chefe de comunicações do Serviço Secreto dos Estados Unidos, confirmou que o ex-presidente está seguro. “Um incidente ocorreu na noite de 13 de julho, num comício de Trump na Pensilvânia. O Serviço Secreto implementou medidas de proteção e o ex-presidente está seguro. Esta é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando disponíveis”, explicou Guglielmi.
Jornalistas presentes no comício relataram momentos de pânico ao ouvir “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a Trump. Em meio ao tumulto, Trump foi ferido na orelha e estava sangrando, mas, ainda assim, gritou de volta para a multidão e ergueu o punho antes de ser rapidamente levado para um veículo e retirado do local.
Há informações de que o atirador foi “neutralizado” e que alguns presentes no comício foram feridos por tiros, sendo levados para hospitais próximos. Autoridades mundiais têm se manifestado em apoio a Trump.
Essa tentativa de atentado contra uma figura tão proeminente da política americana deixou o país e o mundo em estado de alerta, aguardando mais detalhes sobre a segurança de Trump e a investigação em andamento.