Terremotos: Conheça os maiores terremotos de todos os tempos

Terremoto de 2011 no Japão ficou marcado por um dos maiores tsunami da história

Terremoto de 2011 no Japão ficou marcado por um dos maiores tsunami da história (Divulgação)

Os terremotos ocorrem devido ao movimento das placas tectônicas, que são grandes blocos da crosta terrestre que flutuam sobre uma camada de rocha derretida no manto da Terra. Quando essas placas se movem e se chocam, a energia acumulada é liberada em forma de ondas sísmicas, causando o tremor que conhecemos como terremoto.

Esses eventos podem variar em intensidade, desde tremores leves até grandes abalos que provocam devastação em massa. A magnitude de um terremoto é geralmente medida pela escala Richter ou, mais recentemente, pela escala de momento de magnitude, que oferece uma avaliação mais precisa do tamanho do evento.

Confira a seguir alguns dos maiores terremotos da história:

Terremoto em Taiwan (2024)

Na madrugada de quarta-feira (3), Taiwan foi abalada por um terremoto de magnitude 7,7, o mais forte registrado no país em 25 anos. O tremor causou a morte de pelo menos nove pessoas e feriu mais de 900, conforme as autoridades locais. A cidade de Hualien, próxima ao epicentro, foi duramente atingida, com 26 edifícios desabando. As equipes de resgate estão trabalhando para salvar 77 pessoas que ficaram presas em escombros e túneis desmoronados.

Terremoto em Severo-Kurilsk, Rússia (1952)

Em 1952, a cidade de Severo-Kurilsk, localizada nas Ilhas Kuril, na Rússia, foi devastada por um terremoto de magnitude 9,0. O tremor submarino gerou uma onda gigantesca de 18 metros, que avançou em direção à costa russa. Apesar de os moradores terem se refugiado em terrenos mais altos após o primeiro aviso de tsunami, muitos retornaram para suas casas, sem saber que uma segunda onda estava a caminho. O desastre matou metade da população, e a cidade teve que ser reconstruída em um nível mais elevado.

Terremoto em Tohoku, Japão (2011)

O Japão foi abalado em 2011 pelo maior terremoto de sua história, com magnitude 9,1. O epicentro estava a 72 km da costa de Honshu, a maior ilha do país. As ondas de quase 40 metros ultrapassaram as proteções costeiras, causando destruição em massa. O tsunami subsequente atingiu a usina nuclear de Fukushima, levando a um vazamento radioativo cujos efeitos ainda são sentidos. Cerca de 22 mil pessoas morreram, e o terremoto foi tão forte que deslocou a ilha de Honshu 2,4 metros para o leste e alterou o eixo da Terra.

Terremoto em Sumatra, Indonésia (2004)

O terremoto de Sumatra em 2004, com magnitude 9,1, é considerado o maior desastre natural da Ásia e o pior do século 21. O evento foi desencadeado quando a microplaca de Burma se sobrepôs à placa da Índia, gerando um tsunami devastador com ondas de até 30 metros. O desastre afetou 14 países do sudeste asiático, matando 228 mil pessoas, sendo os mais afetados Sri Lanka, Tailândia e Índia.

Terremoto no Alasca, EUA (1964)

Em 1964, o Alasca foi abalado por um terremoto de magnitude 9,2, afetando cerca de 1.000 km de placas tectônicas. A cidade de Anchorage, a maior do estado, localizada a apenas 121 km do epicentro, sofreu danos severos. Com pouca infraestrutura para enfrentar tais eventos, muitos edifícios desabaram e várias áreas foram rebaixadas permanentemente em até 2,4 metros. Este evento deixou uma marca profunda na história do Alasca.

Terremoto em Valdivia, Chile (1960)

O maior terremoto já registrado ocorreu no Chile, em 1960, atingindo a magnitude de 9,5. O epicentro foi próximo à cidade de Valdivia, e o tremor durou cerca de dez minutos. O terremoto gerou tsunamis devastadores, resultando na morte de 5.700 pessoas e na destruição de muitas estruturas ao longo da costa. Após o tremor, o vulcão Cordón Caulle entrou em erupção, mantendo-se ativo por 59 dias.


Resumo para quem está com pressa

Sair da versão mobile