Pacha Ibiza, balada dos milionários, faz 50 anos!

Kylie Minogue fez uma performance na Pacha em 2010 (Pacha/Divulgação)

Kylie Minogue fez uma performance na Pacha em 2010 (Pacha/Divulgação)

Pacha é uma das marcas mais lendárias da história da música eletrônica e o clube muito conhecido e frequentado em Ibiza, celebra em 2023 seus 50 anos. O local, fundado por Ricardo Urgell, um jovem empresário espanhol, abriu suas portas em setembro de 1973.

Nesses 50 anos, a Pacha viu a ascensão e queda de muitos clubes em Ibiza, mas ela se manteve firme e relevante, tornando-se uma marca global. O sucesso da Pacha se deve em grande parte à sua ousadia em misturar a cultura da ilha com a música eletrônica.

O clube Pacha Ibiza, em muitos aspectos, se tornou um ponto turístico por si só, o que levou a marca a abrir novas franquias em grandes cidades do mundo, como Nova York, Moscou, Sydney e Buenos Aires.

O início deste ícone foi no final dos anos 60, quando Ricardo Urgell inaugurou seu primeiro empreendimento, um bar na cidade natal de seu pai em Barcelona. Homens malucos, villas deslumbrantes, ferraris e motocicletas foram os materiais publicitários daquele primeiro local.

Tudo começou de fato com o bar Pacha, em Sitges, mas, em 1973, Igor o irmão de Ricardo sugere abrir um novo clube em Ibiza. Um lugar que se tornaria um ponto de encontro para turistas, hippies, artistas e locais.

A primeira temporada em Ibiza foi um sucesso, com DJ’s tocando jazz, soul e rock e a Pacha se tornando rapidamente um ponto popular entre os jovens da cidade e turistas. Mas, foi durante as noites temáticas, que a Pacha realmente começou a se destacar, com festas que duravam até o amanhecer.

Nos anos 80, a Pacha experimentou algo novo, a música eletrônica. Isto foi quando a Pacha se comprometeu a promover música eletrônica e a cidade de Ibiza tornando-se conhecida como a Meca da música eletrônica.

Atualmente, a Pacha é mais do que um clube, ela se tornou uma marca global, vendendo produtos, produzindo eventos e chegando até mesmo a lançar CDs. De Barcelona a Moscou, a Pacha continua a ser uma marca de renome, famosa por sua ousadia e criatividade.

Sair da versão mobile