NASA está se preparando para grande tempestade solar em 2025

Tempestade solar prevista para 2025 pode trazer grave consequências para o planeta (Divugação)

Em antecipação a uma iminente tempestade solar prevista para atingir o pico até 2025, a NASA está intensificando seus preparativos para mitigar os potenciais impactos na Terra. Previsões recentes da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) indicam uma previsão revisada para o Ciclo Solar 25. Assim, sugerie um pico mais forte do que o esperado entre janeiro e outubro de 2024.

Os ciclos solares, que ocorrem aproximadamente a cada 11 anos, marcam as flutuações na atividade do Sol. Então, são notavelmente evidentes através das manchas solares, áreas onde o campo magnético é excepcionalmente forte. Com o pico iminente, preocupações estão crescendo em relação às potenciais consequências para nosso planeta.

Historicamente, as tempestades solares mostraram suas capacidades disruptivas. Em 17 de abril de 2021, uma extraordinária erupção solar lançou uma enorme nuvem de material solar em direção ao espaço. Como resultado, alcançou velocidades próximas à da luz. Este evento, observado por várias espaçonaves em diferentes locais entre o Sol e a Terra, destacou a natureza diversa das partículas energéticas solares (SEPs) liberadas durante tais fenômenos.

A ameaça das partículas solares

Liderada por Nina Dresing da Universidade de Turku, uma equipe de cientistas estudou as características e origens das partículas. A análise, publicada em Astronomia & Astrofísica, revelou que as SEPs podem representar uma ameaça para a tecnologia, incluindo satélites e sistemas GPS, enquanto humanos no espaço ou em rotas de voo polares podem ser expostos à radiação prejudicial.

Sair da versão mobile