Caso Voyager: NASA encontra pista que pode resolver comunicação

Cientistas da NASA avançam no desafio de resolver problema de comunicação da sonda Voyager 1

Cientistas da NASA avançam no desafio de resolver problema de comunicação da sonda Voyager 1 (Divulgação)

Engenheiros da NASA estão mais próximos de resolver o problema de comunicação da sonda Voyager 1. Isto porque, atualmente localizada fora do sistema solar, ela ficou incapaz de enviar dados utilizáveis de volta à Terra. Em novembro de 2023, as comunicações da Voyager 1 com os operadores em terra pararam de fazer sentido. A fonte do problema parece ser um dos três computadores a bordo da Voyager 1: o subsistema de dados de voo (FDS).

Em 2012, a Voyager 1 tornou-se o primeiro objeto feito pelo homem a deixar o sistema solar e entrar no espaço interestelar. Por 11 anos após esse feito, a sonda enviou dados detalhando como o espaço funciona além da influência do sol. No entanto, a Voyager 2, que seguiu sua “irmã” espacial para fora do sistema solar em 2018, ainda está operacional e se comunicando com a Terra.

A equipe de engenharia da Voyager 1 detectou atividade de uma seção do FDS que era diferente do restante do fluxo de dados confusos do computador, em 3 de março. Eles agora vão comparar esse novo sinal com dados enviados à Terra pouco antes da Voyager 1 começar a emitir nonsense binário. Assim, ficam na esperança de encontrar a fonte do problema. Como resultado, poderiam restaurar a comunicação com a missão espacial pioneira que estendeu o alcance da humanidade além do sistema solar.

Caso Voyager: NASA continua investigação

A descoberta de um sinal contendo uma leitura da memória do FDS é um avanço promissor, mas resolver os problemas de comunicação com uma sonda tão distante continua sendo um processo meticuloso e demorado.

Sair da versão mobile