Porque acreditam que vídeo de Kate pode ser falso? Entenda os sinais de IA

Vídeo de Kate Middelton, sem a presença do príncipe William, levantou muitas suspeitas

Vídeo de Kate Middelton, sem a presença do príncipe William, levantou muitas suspeitas (Divulgação)

A recente divulgação de um vídeo em que a princesa Kate Middleton anuncia seu diagnóstico de câncer tem suscitado discussões acaloradas nas redes sociais. Como resultado, algumas vozes levantaram a possibilidade de que o vídeo seja um deep fake. Diversos argumentos embasam essa teoria, incluindo detalhes intrigantes que alimentam a especulação.

Uma das principais questões levantadas pelos céticos é a análise da roupa utilizada pela princesa no vídeo. Isto porque ela curiosamente coincide com uma vestimenta usada em uma foto oficial datada de seis anos atrás. Além disso, a ausência do príncipe William ao lado de Kate também levanta suspeitas. Especialmente em um momento tão delicado como o anúncio de um diagnóstico de câncer.

Vale destacar também as observações sobre o movimento do cabelo de Kate, que parece ser afetado pelo vento, enquanto as folhas ao fundo permanecem imóveis, geram questionamentos sobre a autenticidade do vídeo. Argumenta-se ainda que tecnologias de ponta, como as usadas em programas de televisão em 4K, têm capacidade para produzir deep fakes convincentes.

Jornalistas também estão impressionados com vídeo de Kate

Adicionando mais lenha à fogueira, profissionais como o jornalista Luis Megale, apresentador da BandNews FM, expressaram surpresa e preocupação com a possibilidade de o vídeo ser uma peça de marketing elaborada. A própria natureza do vídeo, divulgado em um momento em que o mundo está atento à saúde da família real britânica, intensifica o debate sobre sua autenticidade e propósito. Enquanto isso, a questão permanece em aberto, com os espectadores ponderando sobre a veracidade do vídeo e o uso crescente de tecnologias de deep fake.

Assista o vídeo da princesa Kate Middleton:

Sair da versão mobile