OpenAI anuncia acordo de conteúdo com as marcas Vogue, Wired, New Yorker e outras da Condé Nast

OpenAI muda seu jogo ao fechar parceria com a Condé Nast, um dos maiores grupos de mídia do planeta

OpenAI muda seu jogo ao fechar parceria com a Condé Nast, um dos maiores grupos de mídia do planeta (Divulgação)

A OpenAI anunciou na terça-feira uma parceria com a Condé Nast, permitindo que os produtos da empresa de inteligência artificial, como o ChatGPT e o SearchGPT, exibam conteúdos de revistas renomadas como Vogue, The New Yorker, Condé Nast Traveler, GQ, Architectural Digest, Vanity Fair, Wired, Bon Appétit, entre outras. Com o apoio da Microsoft, a OpenAI está expandindo suas funcionalidades ao integrar informações de fontes confiáveis e reconhecidas.

Search GPT

Em um comunicado, a OpenAI destacou que o protótipo SearchGPT está sendo testado para oferecer uma experiência de busca mais rápida e intuitiva. A empresa combina seus modelos conversacionais com informações da web para fornecer respostas rápidas e precisas, com fontes claras e relevantes. O objetivo é aprimorar a usabilidade e a confiabilidade das respostas geradas pela inteligência artificial, conectando os usuários diretamente às notícias e artigos mais recentes.

Além disso, a OpenAI planeja integrar essas funcionalidades diretamente no ChatGPT, tornando a ferramenta ainda mais poderosa e útil para os usuários. Essa parceria representa uma tendência crescente no mercado, onde grandes veículos de mídia buscam colaboração com startups de inteligência artificial, como a OpenAI, para fortalecer suas operações e expandir a distribuição de conteúdo.

Perplexity

Exemplos dessa tendência incluem a Perplexity AI, que em julho lançou um modelo de compartilhamento de receita para editores, após enfrentar acusações de plágio. Grandes plataformas de mídia, como Fortune, Time, Entrepreneur, The Texas Tribune, Der Spiegel e WordPress.com, foram as primeiras a aderir ao programa da Perplexity AI, demonstrando o interesse das empresas em encontrar novas formas de monetizar o conteúdo digital.

Em junho, a OpenAI e a revista Time anunciaram um acordo de conteúdo plurianual, permitindo à OpenAI acessar artigos atuais e arquivados de mais de 100 anos de história da revista. Esse acordo possibilita que o conteúdo da Time seja exibido no ChatGPT e utilizado para aprimorar os produtos da OpenAI, como o treinamento de seus modelos de inteligência artificial.

Parceria com News Corp.

Parcerias semelhantes foram firmadas em maio, quando a OpenAI fechou um acordo com a News Corp., dando acesso a artigos do The Wall Street Journal, MarketWatch, Barron’s, New York Post, entre outros. Na mesma linha, o Reddit também firmou uma parceria, permitindo que a OpenAI treine seus modelos de inteligência artificial com base nos conteúdos da plataforma.

No entanto, esse crescimento do conteúdo gerado por inteligência artificial tem gerado reações adversas. Em junho, o Center for Investigative Reporting processou a OpenAI e a Microsoft por suposta violação de direitos autorais, seguindo ações similares de publicações como The New York Times, Chicago Tribune e New York Daily News.

Em dezembro, o The New York Times entrou com uma ação contra a Microsoft e a OpenAI, alegando violações de propriedade intelectual relacionadas ao uso de seu conteúdo jornalístico nos dados de treinamento do ChatGPT. A ação busca responsabilizar as empresas por danos que podem atingir bilhões de dólares, decorrentes do uso não autorizado de obras valiosas do jornal.

Resumo para quem está com pressa:

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