Mais valorização da Nvidia: empresa tem nova tecnologia para acelerar IA generativa

Jensen Huang Fundador e presidente da NVidia

Jensen Huang Fundador e presidente da NVidia (Divulgação)

A NVidia anunciou nesta segunda-feira, durante o evento anual GTC, uma série de produtos direcionados à nova geração de modelos de inteligência artificial. Conhecida como Blackwell, essa tecnologia promete aprimorar a capacidade de treinamento e inferência das inteligências artificiais generativas. De tal forma que várias delas são desenvolvidas por gigantes como Google, Meta e OpenAI, que estão na vanguarda dos modelos multimodais.

Toda essa inovação é baseada na plataforma Blackwell, equipada com chips projetados para os supercomputadores da NVidia. Aliás, ela que é líder de mercado no desenvolvimento de processadores para IA generativa. Assim, de acordo com a empresa, essa tecnologia oferece uma capacidade de treinamento quatro vezes maior do que seu antecessor. Além disso, tem uma capacidade de inferência 30 vezes maior e uma otimização energética 25 vezes superior em comparação com a geração anterior.

Ian Buck, vice-presidente de hyperscale e computação de alto desempenho da NVidia, destacou que estamos presenciando um novo tipo de modelo de IA, construído por diversas inteligências artificiais, como o ChatGPT 4 (OpenAI), Gemini (Google), NLLB (Meta) e Mixtral (Mistral AI). Esses modelos demandam cada vez mais capacidade de processamento para oferecer respostas em tempo real, entrando no universo dos trilhões de parâmetros.

Empresas de tecnologia de grande porte estão investindo em estruturas mais poderosas para atender à crescente demanda por processamento. Esse avanço na indústria de tecnologia, impulsionado pelas inteligências artificiais generativas, juntamente com a liderança da NVidia no desenvolvimento de hardware, tem consolidado a empresa como uma das mais valiosas do mundo.

Nvidia mira na indústria

Uma das perspectivas da NVidia para o avanço da IA em 2024 é sua aplicação na indústria, potencializada pelos modelos multimodais. A empresa tem desenvolvido sistemas capazes de aprender com a tecnologia de gêmeos digitais, o que possibilita a aplicação de inovações no mundo físico. A plataforma de digitalização industrial NVidia Omniverse oferecerá cinco novas aplicações aos desenvolvedores, facilitando a integração de tecnologias por meio de APIs.

Sair da versão mobile