Connect with us

Hi, what are you looking for?

Inteligência Artificial

Fórmula 1 e Amazon estreiam “Statbot” com uso de IA para as transmissões da TV

Statbot vasculhará corridas antigas e analisar milhões de dados em tempo real

Simulador de corrida de última geração da Ferrari (Foto: Ferrari Museum)
Simulador de corrida de última geração da Ferrari (Foto: Ferrari Museum)

No domingo, durante o Grande Prêmio da Espanha, na Catalunha, a Fórmula 1 vai estrear um novo robô de inteligência artificial chamado “Statbot”, em parceria com a Amazon. Esse robô usa tecnologia da Amazon para tornar as transmissões das corridas mais interessantes e personalizadas para os espectadores.

O “Statbot” vai vasculhar arquivos de corridas antigas e analisar uma quantidade enorme de dados em tempo real. Ele vai fornecer informações e curiosidades aos apresentadores durante a corrida em Barcelona, usando a tecnologia da divisão de computação em nuvem da Amazon, chamada Amazon Web Services.

Isso mostra como a inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada na mídia, e como os donos da Fórmula 1, a Liberty Media, estão buscando maneiras de manter os fãs ligados na tela. Desde que comprou a Fórmula 1 em 2016, a Liberty Media, liderada pelo bilionário John C. Malone, tem se focado em aumentar a popularidade do esporte e atrair mais público, com estratégias de marketing como a série documental da Netflix.

Mas, como a Fórmula 1 é um esporte muito técnico e os pilotos ficam escondidos atrás de capacetes, os executivos querem tornar as transmissões ao vivo mais emocionantes. Eles estão usando a IA para fazer previsões durante a corrida, como o momento de paradas nos boxes ou quando um piloto pode tentar ultrapassar outro, baseado em dados como o desempenho do carro e o desgaste dos pneus.

“Com esses dados e a proximidade com o fã, podemos oferecer experiências super personalizadas”, disse Eric Gales, diretor da Amazon Web Services no Canadá.

Neil Ralph, da Amazon, disse: “Queremos que você, como fã, possa escolher quanta informação deseja ver e quais histórias quer ouvir.”

A Fórmula 1 está competindo com outros esportes, programas de streaming, TikTok e videogames pela atenção do público. Embora tenha expandido seu alcance nos EUA com a série da Netflix e novas corridas, como o Grande Prêmio de Las Vegas, o esporte ainda é criticado por ser previsível. No ano passado, o principal piloto da Fórmula 1, Max Verstappen, da Red Bull Racing, venceu 19 das 22 corridas; este ano, ele ganhou seis de nove.

“Não podemos depender apenas de dar aos fãs uma experiência passiva”, disse Dean Locke, diretor de transmissão e mídia da F1.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendas

Mundo

Os astronautas norte-americanos Butch Wilmore e Suni Williams, atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), enfrentam incertezas quanto ao retorno à Terra devido...

Séries

HBO firma contrato para mais uma temporada da saga de R. R. Martin

Economia

Dólar bate recorde negativo para a economia

Esporte

O brasileiro derrotou na final o surfista paranaense Yago Dora

Atualidades

Sabia que o Jockey Club de São Paulo, fundado em 1875, é um dos clubes de hipismo mais antigos do Brasil? Além das tradicionais...

Últimas

Esporte

Em 2008 uma armação comandada por Briatore tirou o título de Felipe Massa

Esporte

São Paulo derrotou o Criciúma por 2 a 1, nesta quinta-feira

Esporte

Cidade Maravilhosa receberá etapa do tradicional Tour do ciclismo

Séries

Trailer do Episódio 3 da 2ª Temporada de House of the Dragon revela 'Dança dos Dragões'

Mundo

Putin responsabiliza EUA por ataque fatal na Crimeia e promete reação violenta

Mais notícias relacionadas

Esporte

Em 2008 uma armação comandada por Briatore tirou o título de Felipe Massa

Tecnologia

Concorrente menor da gigante dos serviços de nuvem apresenta ótima performance

Esporte

Horários, Transmissões e Expectativas para a Próxima Etapa Eletrizante da Fórmula 1

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Games

Jogo ainda vai permitir a criação de uma 11ª equipe para gerenciar

Esporte

Ex-presidente da Fórmula 1 comentou a polêmica do ano de 2008

Esporte

Piloto entendeu ter sido prejudicado por batida proposital de Piquet

Tecnologia

Cinco recursos foram criados para a categoria e estão hoje nos veículos