Oportunidades de investimentos com IA! A inteligência artificial (IA) emergiu como uma força transformadora na economia moderna e está rapidamente revolucionando indústrias e empresas em todo o mundo. Não é surpresa que a IA também se torne um tema de investimento altamente lucrativo e tenha cativado a mente tanto de investidores experientes quanto de novatos. Isto porque várias empresas de inteligência de mercado esperam que o mercado de IA valha pelo menos US$ 1 trilhão até 2030. Como resultado, a relevância desse tema de investimento também aumentará nos próximos anos.
“A IA é provavelmente a coisa mais importante com a qual a humanidade já trabalhou. Penso nisso como algo mais profundo do que eletricidade ou fogo”, disse Sundar Pichai, CEO da Alphabet. Assim se posiciona a empresa controladora do mecanismo de busca Google, em uma entrevista de 60 Minutos. Embora isso possa parecer uma exagero, pode se tornar verdade nos próximos anos.
Inteligência Artificial na Amazon
Várias empresas estão se beneficiando significativamente dessa tendência. A Amazon (NASDAQ: AMZN) é uma dessas empresas. Isto porque possui extensas capacidades de IA, incluindo algoritmos de descoberta de produtos. Além disso, previsão de inventário para seu enorme negócio de comércio eletrônico e seu serviço Bedrock. Assim, permite que seus clientes de computação em nuvem construam aplicativos de IA generativa. As ações da Amazon tiveram um ganho de quase 91% no último ano, mas ainda há muito espaço para crescimento no estoque.
Líder global em computação em nuvem A Amazon Web Services (AWS) continua a dominar o espaço global de infraestrutura de nuvem. Assim, conta com 31% de participação de mercado. Além disso, o crescimento da receita ano a ano desacelerou nos últimos trimestres. Mas a base de clientes sólida e os relacionamentos de longo prazo com os clientes podem ajudar a manter sua posição de liderança nos próximos trimestres.
Embora as organizações ainda estejam otimizando seus gastos com nuvem, a AWS obteve sucesso em fechar acordos com vários clientes. Então se uniu a nomes como Salesforce, BMW Group, Nvidia, Hyundai Motor, Merck e Amgen em 2023. A empresa também viu clientes existentes renovando contratos para compromissos maiores e prazos mais longos em 2023, à medida que as empresas continuam migrando cargas de trabalho para a nuvem.
Oportunidades de investimentos com IA generativa
A crescente adoção das capacidades de IA generativa da AWS também está se mostrando um importante catalisador de crescimento. A AWS oferece aos clientes que estão construindo seus próprios modelos de IA, poder de computação com chips Nvidia. Além disso, para fornecer melhor desempenho a um custo mais baixo para cargas de trabalho de IA, a empresa construiu chips de IA personalizados, Trainium e Inferentia, para treinar modelos de linguagem grandes.
A AWS oferece seu serviço Bedrock para empresas que estão trabalhando na personalização de modelos de linguagem grandes existentes com seus dados proprietários. O Bedrock já está sendo amplamente adotado entre os clientes da AWS. Por fim, a AWS também oferece várias aplicações de IA generativa aos seus clientes. Entre eles, destaca-se o Amazon Q, um companheiro de codificação e especialista em AWS. Aliás, desenvolvido principalmente para empresas para simplificar suas atividades e melhorar a produtividade geral.
Melhorias impulsionadas por IA no negócio de varejo
O foco incansável da Amazon na experiência do cliente, eficiência operacional e investimentos estratégicos em tecnologias de IA desempenha um papel fundamental na transformação de seu negócio de comércio eletrônico. A empresa conseguiu relatar a velocidade de entrega Prime mais rápida de todos os tempos em 2023, ao mesmo tempo em que reduzia o custo de atendimento pela primeira vez desde 2018. Essas melhorias podem ser atribuídas ao sucesso da estratégia de regionalização da Amazon, na qual a empresa reestruturou sua rede de entrega para armazenar produtos mais próximos aos clientes. A Amazon também tem aproveitado a análise preditiva e algoritmos de aprendizado de máquina para previsão ótima de demanda e estoque.
A Amazon investiu amplamente no desenvolvimento de aplicativos de IA generativa para ajudar a aprimorar a descoberta de produtos em sua plataforma online e personalizar a experiência de compra para seus clientes. A empresa lançou um assistente de compras alimentado por IA generativa chamado Rufus, que fornece recomendações de produtos personalizadas e responde a consultas para simplificar a jornada de compra dos clientes. Isso pode ajudar a aumentar ainda mais os níveis de engajamento do usuário e melhorar as taxas de conversão de compra.
Desvendando uma nova oportunidade de publicidade
A Amazon considera seu negócio de publicidade uma importante fonte de receita. A empresa registrou um crescimento de 26% ano a ano em seu negócio de publicidade no quarto trimestre do ano fiscal de 2023 (encerrado em 31 de dezembro de 2023), impulsionado principalmente por anúncios patrocinados. A empresa está usando algoritmos de aprendizado de máquina para fornecer anúncios relevantes, úteis e personalizados aos clientes que estejam alinhados com suas preferências e consultas de pesquisa anteriores, tudo isso enquanto equilibra a carga de anúncios (o número de anúncios mostrados na página).
A Amazon também está focada em publicidade televisiva patrocinada nos EUA. Ao fornecer às marcas uma solução de autoatendimento para criar campanhas de TV por streaming sem nenhum requisito de gastos mínimos, a empresa pretende penetrar rapidamente em uma ampla base de clientes. As marcas estão adotando cada vez mais a publicidade na TV por streaming para alcançar espectadores em plataformas como Prime Video, Twitch, Freevee e Fire TV.