ChatGPT gasta 17 mil vezes mais eletricidade do que casas nos EUA

ChatGPT segue em alta

ChatGPT segue em alta (Foto: Divulgação/Canva)

De acordo com as informações da revista The New Yorker, o ChatGPT consome mais de meio milhão de quilowatts-hora de eletricidade. O número é referente às respostas para cerca de 200 milhões de solicitações por dia. Assim, segundo a publicação, a média de consumo das residências nos EUA é de 29 quilowatts-hora. O valor se refere à quantia diária das casas.

Ou seja, o ChatGPT usa mais de 17 mil vezes essa quantidade de eletricidade no mesmo período. Diante do número, o estudo mostra que quanto mais Inteligência Artificial generativa for adotada, maior será o consumo de energia mundialmente. Mas, apesar da comparação feita pela revista, ainda é improvável definir a média do uso de energia pelo chatbot da OpenAI.

CHATGPT DE OLHO!

Com o avanço da Inteligência Artificial (IA) e a proximidade de eleições por todo o mundo, as preocupações em torno dos temas cresceram bastante. Assim, o Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH) realizou estudo aprofundado e detectou que o recurso vem sendo usado para propagar desinformação eleitoral. Assim, imagens fakes seguem se espalhando para prejudicar determinados políticos.

O potencial de tais imagens geradas por IA servirem como ‘evidências fotográficas’ poderia exacerbar a propagação de alegações falsas. Assim, representando um desafio significativo para a preservação da integridade das eleições“, revelou um trecho do relatório divulgado pelo Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH). Vale citar que imagens fakes de Joe Biden estiveram presentes no estudo.

Os pesquisadores do CCDH testaram diversos recursos para chegar à conclusão de que a Inteligência Artificial (IA) está ‘gerando’ falsas imagens relacionadas às eleições no mundo inteiro. ChatGPT Plus (OpenAI), Image Creator (Microsoft), Midjourney e DreamStudio (Stability AI) foram plataformas nas quais o usuário conseguiu gerar fotos a partir de comandos (prompts) de texto.

Sair da versão mobile