Assustador: IA do Google aprende a jogar Games apenas ‘assistindo’

Modelo de inteligência artifical do Google consegue jogar jogos de mundo aberto

Modelo de inteligência artifical do Google consegue jogar jogos de mundo aberto (Reprodução)

Um modelo de inteligência artificial da Google DeepMind pode jogar diferentes jogos de mundo aberto, como No Man’s Sky. De tal forma que age como um humano apenas assistindo vídeos da tela. Assim, mostra o que poderia ser um passo em direção a inteligências artificiais geralmente inteligentes que operam no mundo corpóreo.

Jogar videogames já é há muito tempo um meio de testar o progresso dos sistemas de IA. Por exemplo, como a maestria de xadrez virtual e Go da IA da Google DeepMind. Mas esses jogos têm maneiras óbvias de vencer ou perder, tornando relativamente fácil treinar uma IA para ter sucesso neles.

Agora, pesquisadores da Google DeepMind desenvolveram uma IA que chamam de Scalable Instructable Multiworld Agent, ou SIMA, que pode jogar nove jogos de vídeo e ambientes virtuais diferentes que não viu antes usando apenas o feed de vídeo do jogo.

“Esta é na verdade o interface que os humanos usam para interagir com um computador, é uma interface muito genérica”, diz Frederic Besse da DeepMind. Quando questionado em linguagem natural, SIMA pode realizar cerca de 600 tarefas, de 10 segundos ou menos, que são comuns entre os diferentes jogos, como se mover, usar objetos e navegar em menus.

Besse e seus colegas usaram modelos de reconhecimento de vídeo e imagem pré-existentes para interpretar dados de vídeo do jogo, então treinaram SIMA para mapear o que acontece no vídeo para certas tarefas.

Sair da versão mobile