Gran Turismo: dos games para as telonas com muita ação

O filme Gran Turismo promete ser muito mais que apenas uma cópia dos jogos de sucesso (Divulgacão)

O filme Gran Turismo promete ser muito mais que apenas uma cópia dos jogos de sucesso (Divulgação)

Se você acha que Gran Turismo vai ser apenas mais um filme baseado em videogame, pode pedir desculpas. Afinal, ele leva o nome de um jogo de videogame – o popular título de corrida de longa data do PlayStation – e conta com a PlayStation Productions entre seus créditos. Mas, ao contrário de Tomb Raider, Uncharted e The Last Of Us, Gran Turismo não está adaptando uma história ou personagens – duas coisas que os jogos não têm. Em vez disso, ele conta a história baseada em fatos de Jann Mardenborough, o jovem britânico cujas habilidades impressionantes no Gran Turismo o levaram a se tornar um piloto profissional na vida real.

Em vez de ser um filme de ação e aventura em um mundo de videogame, Gran Turismo se passa no nosso mundo – com o diretor Neill Blomkamp e os roteiristas Zach Baylin e Jason Hall se inspirando em clássicos filmes esportivos e histórias de azarões. “Nós conversamos sobre como essa história poderia ter elementos de Rocky, sendo sobre um personagem à margem de uma indústria, que tem um desejo real não apenas de entrar em um esporte específico, mas de provar algo a si mesmo e à sua família”, diz Baylin à Empire. “Nós falamos muito sobre o Top Gun original e aquela ideia de um personagem cercado pelos melhores dos melhores, chegando para aprender o que significa pilotar esses veículos extremamente rápidos. O que significa fazer parte de uma equipe. O que significa superar suas próprias inseguranças e ego para pilotar algo que pode matar você e outras pessoas.”

As apostas, então, estão altas. “É a história de basicamente um super-herói do mundo real”, diz Archie Madekwe, que interpreta Mardenborough. Ele também teve um curso intensivo em corridas. “Há dois anos, isso não era eu. Corrida não era o meu mundo. Eu não me importava com carros. Mas essa é a coisa sobre Jann – você não precisa ser um fanático por carros para se inspirar no que ele conquistou.” Finalmente – uma esperança de que todas aquelas horas que passamos jogando Zelda: Lágrimas do Reino possam levar a uma carreira real de combate aos Bokoblins.

Sair da versão mobile