Especialistas dizem que vídeo de Kate Middleton foi gerado por algoritmos de IA como Deep Fake

Vídeo de Kate Middleton publicado na internet gerou especulações sobre uso da inteligência artificial

Vídeo de Kate Middleton publicado na internet gerou especulações sobre uso da inteligência artificial (Reprodução)

Vídeo de Kate Middleton provoca discussões sobre inteligência artificial! Poucos dias após Kate Middleton anunciar publicamente seu diagnóstico de câncer, vários vídeos e imagens surgiram na internet. Assim, trazem reivindicações de ‘deep-fake’ daqueles que os postaram. Então, entre esses clipes compartilhados online, alguns querem mostrar que o anel da Princesa de Gales magicamente ‘desapareceu’ enquanto ela usava gestos de mão para explicar a história de sua batalha contra o câncer.

Existem três imagens e filmagens supostas da mensagem original da Royal, que foi ao ar na sexta-feira. No entanto, pode-se acrescentar com segurança que as afirmações feitas nos mini-clipes virais são falsas, pois em alguns casos os vídeos foram editados ou, em outros, parecem ter sido capturados quando a Princesa Kate moveu rapidamente sua mão.

Inteligência artificial

Vários posts nas redes sociais com uma contagem massiva de visualizações tentam mostrar que o anel de Middleton desaparece, sugerindo que ela gerou sua mensagem em vídeo sobre o diagnóstico de câncer por meio de inteligência artificial regenerativa. Esta é uma reivindicação bizarra que é falsa, pois nunca no vídeo de 140 segundos, o ornamento preto e prateado desaparece do dedo da futura rainha. Além disso, ao diminuir a velocidade, o anel é encontrado presente em cada quadro.

O anel no segundo quadro aparece borrado porque Middleton estava movendo rapidamente a mão e a luz estava refletindo nele. “O vídeo me parece genuíno – como alguém que trabalha extensivamente em modelagem 3D, edição de vídeo, edição de fotos e IA”, escreveu um usuário em X.

Kate Middleton: Vídeo após procedimento cirúrgico

Middleton anunciou seu diagnóstico de câncer em uma mensagem de vídeo após sua ausência nos últimos meses devido a um procedimento cirúrgico abdominal. A Royal agradeceu seus apoiadores e compartilhou uma atualização sobre os estágios iniciais da quimioterapia.

“Em janeiro, fiz uma cirurgia abdominal importante em Londres e, na época, pensava-se que minha condição não era cancerosa. A cirurgia foi bem-sucedida. No entanto, os testes após a operação revelaram que o câncer estava presente. Minha equipe médica, portanto, aconselhou que eu passasse por um curso de quimioterapia preventiva e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento”, disse Middleton, que se referiu ao seu diagnóstico de câncer como um ‘choque enorme’, na mensagem original.

A Princesa de Gales também reconheceu o apoio consistente mostrado por seu marido, o Príncipe William. Kate Middleton, no vídeo original postado através dos Canais Reais na sexta-feira, compartilhou que sua saúde está melhorando. Além disso, uma equipe de médicos está com ela para fins de tratamento e recuperação.

Sair da versão mobile