Connect with us

Hi, what are you looking for?

Esporte

Judô: Rebeca Silva conquista medalha de ouro no Grand Prix

Brasileira se deu bem e subiu ao lugar mais alto do pódio no torneio

Judô conquistou mais uma medalha
Judô conquistou mais uma medalha (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

E o judô brasileiro segue brilhando mundo afora. Assim, Rebeca Silva conquistou a medalha de ouro da categoria acima de 70 kg. Na categoria paralímpica, ela deu show na disputa para atletas J2 (baixa visão) no Grand Prix de Tóquio, no Japão. Essa foi a quarta e última etapa de 2023 do Circuito Internacional promovido pela Federação de Esportes para Cegos (IBSA, da sigla em inglês).

Na grande decisão, a atleta paulista de 22 anos derrotou a cazaque Zarina Raifova. Com a vitória, Rebeca somou pontos para o ranking mundial que definirá as vagas para a próxima edição dos Jogos Paralímpicos. O evento mais importante acontece em Paris, na França, no ano de 2024.

Foi muito difícil me reerguer em tão pouco tempo. Mas é muito importante essa medalha e foi uma felicidade muito grande encerrar o ano com chave de ouro. Sou muito grata a todos, e agora vamos para Paris”, declarou a brasileira. Ela se referiu à campanha nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, na qual ficou com o bronze há duas semanas.

Agora, o judô fará uma pausa antes da disputa das três últimas competições que valerão pontos no ranking, já em 2024. A princípio, haverá três etapas do Grand Prix IBSA antes dos Jogos de Paris: Heidelberg (Alemanha) em fevereiro, Antalya (Turquia) em abril e Tbilisi (Geórgia) em maio.

MAIS JUDÔ!

A brasileira Mayra Aguiar fez história no Grand Slam de Tóquio, no Japão, torneio no qual bateu a israelense Inbar Lanir, atual campeã mundial. Assim, ela garantiu a medalha de ouro inédita do judô brasileiro na era moderna da competição. Segundo a Confederação Brasileira, “o único brasileiro campeão no Japão até então era Sergio Pessoa, que venceu a Copa Jigoro Kano, em 1986, em formato diferente do atual”.

A campanha de Mayra na categoria até 78 kg começou com vitória sobre a russa Antonina Shmeleva. Logo após a luta, ela superou duas japonesas por ippon, na sequência: Mizuki Sugimura e a três vezes campeã mundial Mami Umeki. Na decisão, a brasileira teve outro grande desafio, a atual campeã mundial Inbar Lanir.

(Agência Brasil)

Completo apaixonado por esportes. Da bola rolando às manobras mais radicais do skate e surfe. Formado em Jornalismo e com experiência em texto, edição e redes sociais, e passagem por sites de esporte. Escreve sobre esportes e traz aquelas novidades dos atletas dentro e fora dos torneios. Nas horas vagas sofre com o Santos FC.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile