O Brasil está fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris, na França, em 2024. Assim, a ausência da seleção, atual bicampeã no futebol olímpico (na Rio 2016 e em Tóquio 2020), se confirmou na noite do último domingo (11). A derrota de 1 a 0 para a Argentina no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela, selou o triste destino dos comandados de Ramon Menezes.
Como o Pré-Olímpico oferece apenas duas vagas para os Jogos de Paris, o Brasil permaneceu sem possibilidades de garantir a classificação. Isso porque a equipe canarinha ficou na terceira posição, com apenas três pontos. Por outro lado, a Argentina alcançou cinco pontos, confirmando a classificação para Paris. Logo após a decepcionante eliminação, Ramon Menezes negou que seja um “fracasso“.
“A gente já falou antes desse jogo, sobre ser fracasso. A gente sai da competição muito tristes, porque não conseguimos o nosso objetivo. Sempre soubemos da nossa responsabilidade. Uma competição muito dura, que mostrou o que já tínhamos passado em outros torneios, só que antes houve final feliz. Não conseguimos sair com um final feliz“, avaliou o treinador do Brasil.
A Seleção Brasileira foi superada pela Argentina por 1 a 0 e se despede do Pré-Olímpico sem a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) February 11, 2024
?: Joilson Marconne/CBF pic.twitter.com/3oS80TIP2X
Esta é a primeira vez nos últimos 20 anos que o Brasil fica fora de uma edição dos Jogos Olímpicos, após a ausência em Atenas em 2004. A vitória da Argentina neste domingo foi garantida graças ao gol de cabeça de Gondou, marcado aos 32 minutos do segundo tempo após cruzamento do lateral Barco.
MAIS BRASIL E RAMON!
“É um campeonato muito difícil, são duas vagas. Já sabíamos disso, do contexto. É frustrante, é desagradável. Todo mundo vai sofrer aqui com o que aconteceu. Mas agora é levantar a cabeça“, completou Ramon Menezes em entrevista coletiva.
(Agência Brasil)