Em 1º de outubro de 2007, um piloto da extinta TAM Linhas Aéreas (atual Latam) vivenciou um evento enigmático durante um voo de rotina entre Manaus (AM) e Belém (PA). Durante o trajeto, a cerca de 11,9 mil metros de altitude, sobre a cidade de Santarém (PA), ele avistou um objeto luminoso que se deslocava de leste a oeste. O misterioso objeto, que emitia uma luz intensa, obrigou o comandante a realizar uma “manobra evasiva à direita”, acreditando tratar-se de uma estação espacial. O relato foi registrado nos documentos do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), disponível pelo Arquivo Nacional.
Presença confirmada
O episódio, além de intrigar pela natureza do avistamento, foi agravado pelo fato de que o Sistema Anticolisão de Bordo (TCAS) da aeronave indicava a presença do OVNI, reforçando a seriedade da situação. Segundo o piloto, a luz acompanhou o avião até próximo ao aeroporto de Belém, antes de desaparecer misteriosamente. Este relato sugere que a tripulação pode ter se deparado com uma tecnologia desconhecida, levantando questões sobre a natureza e a origem do objeto.
Outro Ovni no mesmo dia
No mesmo dia, apenas meia hora depois, a tripulação de um voo da extinta Varig Log, que fazia a rota Miami-Manaus, também avistou o mesmo objeto luminoso, confirmando que o fenômeno não foi um caso isolado. Esta segunda testemunha, composta por profissionais experientes da aviação, reforça a credibilidade do evento e levanta ainda mais dúvidas sobre a identidade do objeto.
Outro incidente envolvendo a TAM ocorreu em 10 de fevereiro de 2012, quando a tripulação do voo 3715, que fazia a rota Belém-Brasília, avistou um “tráfego desconhecido” pelo TCAS da aeronave. Novamente, o piloto teve que realizar uma manobra evasiva, desta vez à esquerda, para evitar um possível confronto. Este caso também foi reportado ao Cindacta IV, e a presença de múltiplos alvos no radar foi confirmada pelo operador do Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ).
Objeto grande e branco
Esses avistamentos levantam questões sobre a natureza dos OVNIs e a possibilidade de tecnologias que escapam ao entendimento atual. Em 24 de janeiro de 2014, um piloto da Gol, no voo 9109 entre Brasília e Fortaleza, relatou um encontro similar. Um objeto grande e branco, voando em velocidade supersônica e em ziguezague, foi avistado próximo a Quixadá (CE). Outros dois pilotos, incluindo um da extinta Avianca Brasil, também avistaram o mesmo OVNI no mesmo dia, o que sugere a presença de um fenômeno extraordinário na região.
Casos como esses não são raros no Brasil. Em 2023, os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas) registraram ao menos 30 relatos de avistamentos de OVNIs por pilotos brasileiros. A maioria desses eventos ocorreu na região Sul, incluindo relatos de luzes estranhas e objetos voadores de características incomuns que desafiam as explicações convencionais.
Noite dos Ovnis
Esses eventos misteriosos têm despertado o interesse tanto de profissionais da aviação quanto de entusiastas do fenômeno OVNI. A “Noite dos OVNIs“, ocorrida em maio de 1986, é um dos episódios mais notáveis na história da aviação brasileira, quando 21 objetos foram detectados pelos radares do Cindacta. A Força Aérea Brasileira chegou a enviar jatos para interceptar os objetos, mas todos os esforços foram em vão.
Com o crescente número de avistamentos e a falta de explicações concretas, os relatos de OVNIs continuam a alimentar o mistério em torno dessas aparições. A natureza desses objetos permanece desconhecida, e os casos relatados sugerem a existência de tecnologias ou fenômenos que ainda escapam à compreensão da ciência moderna.
Mistério no céu
Diante desses eventos, o silêncio das autoridades e das empresas envolvidas, como a Latam, apenas aumenta o mistério. O que realmente aconteceu nos céus do Brasil? As respostas podem estar além do nosso entendimento atual, mas uma coisa é certa: os pilotos que testemunharam esses fenômenos jamais esquecerão o que viram.
Resumo para quem está com pressa:
- Em 2007, um piloto da TAM relatou um encontro com um OVNI durante voo entre Manaus e Belém.
- O objeto luminoso obrigou o piloto a realizar uma manobra evasiva.
- O avistamento foi confirmado por outro voo da Varig Log no mesmo dia.
- Em 2012, outro incidente envolvendo OVNIs foi registrado pela TAM, também exigindo manobras evasivas.
- Relatos de avistamentos de OVNIs por pilotos brasileiros continuam, com ao menos 30 casos em 2023.
- A natureza desses objetos e a falta de explicações continuam a alimentar o mistério.