NBA Finals: Veja as maiores zebras da história das finais da liga

NBA divulga imagens de quadra preparada para finais (Divulgação)

NBA divulga imagens de quadra preparada para finais (Divulgação)

NBA é uma das mais antigas e famosas ligas de basquete do mundo e tem em sua história diversas finais com resultados surpreendentes, os chamados “zebras”. Com base nisso, selecionamos algumas das maiores zebras da história das finais da NBA. Entre elas, estão triunfos improváveis de equipes subestimadas, jogadores surpreendentes e jogos que se tornaram lendários.

Quadra preparada para as finais da NBA de 2020 (NBA/Divulgação)

1956 – O Forts Wayne Pistons não era dos favoritos, mas conseguiu levar o título da NBA em cima do poderoso Minneapolis Lakers. A chave da vitória foi o técnico, o lendário Chuck Daly, que inovou com uma defesa forte de zona e um estilo mais agressivo de jogo.

1969 – Provavelmente a maior zebra da história da NBA. O time do New York Knicks venceu o Los Angeles Lakers em cinco jogos, conquistando o campeonato da NBA. O time do Knicks era formado por um grupo de jogadores sem estrelas, liderado pelo técnico Red Holzman. O resultado foi surpreendente, já que o Lakers era o time mais dominante da época.

1976 – O Phoenix Suns conseguiu uma das vitórias mais improváveis na história da NBA. O time venceu o poderoso Boston Celtics em uma das finais mais emocionantes da história, com três partidas indo para o overtime. O grande destaque foi o armador Paul Westphal, que marcou 30 pontos no sexto jogo e levou o time à vitória.

1994 – Ninguém esperava que o Houston Rockets pudesse vencer o New York Knicks na final da NBA. Mas isso aconteceu e foi uma das surpresas mais memoráveis da história. O Rockets acabou levando a taça em sete jogos. O grande destaque da equipe foi o lendário pivô Hakeem Olajuwon, que dominou a série, sendo o MVP da final.

1995 – O Rockets surpreendeu novamente na temporada seguinte ao conquistar o bicampeonato da NBA, vencendo o Orlando Magic em quatro jogos. O grande destaque do time foi novamente Hakeem Olajuwon, que levou o prêmio de MVP da final.

2004 – O Detroit Pistons era uma equipe subestimada, mas conseguiu derrotar o poderoso Los Angeles Lakers na final da NBA em cinco jogos. O time ficou conhecido pela forte defesa e pela unidade em quadra. O destaque foi o armador Chauncey Billups, que foi o MVP da série.

2011 – O Dallas Mavericks era a zebra na final da NBA contra o Miami Heat. Mas a equipe liderada pelo alemão Dirk Nowitzki acabou vencendo a série em seis jogos. Foi a primeira vez que o time conquistou o título da NBA.

2016 – O Cleveland Cavaliers era o azarão nas finais da NBA contra a poderosa Golden State Warriors. Mas, liderado por LeBron James, o time surpreendeu e conseguiu conquistar o título em uma série emocionante, vencida por 4 a 3. Foi o primeiro título da história dos Cavaliers.

2019 – O Toronto Raptors era considerado uma zebra nas finais da NBA contra o poderoso Golden State Warriors. Mas a equipe liderada pelo MVP das finais, Kawhi Leonard, conseguiu vencer a série em seis jogos e conquistou o primeiro título da história da franquia de Toronto.

2021 – O Milwaukee Bucks era um dos favoritos a chegar à final da NBA, mas era considerado um azarão contra o Phoenix Suns. No entanto, liderado pelo MVP das finais, Giannis Antetokounmpo, a equipe conseguiu vencer a série em seis jogos e conquistou o primeiro título da NBA em 50 anos.

Essas são apenas algumas das zebras que ocorreram na final da NBA. A liga é conhecida por surpreender seus fãs, seja por meio de grandes jogadores ou por jogadas inesperadas. O importante é estar sempre atento e não subestimar nenhum time antes de uma grande partida

Sair da versão mobile