Juiz decide sobre caso de ‘criador’ do Bitcoin

Craig Wright, auto proclamado criador do Bitcoin, foi julgado como desonesto por tribunal australiano

Craig Wright, auto proclamado criador do Bitcoin, foi julgado como desonesto por tribunal australiano (Divulgação)

Criador do bitcoin? parece que não! Um juiz que supervisionava uma batalha legal sobre quem inventou o Bitcoin decidiu que não foi o cientista da computação australiano Craig Wright. Isto porque a questão ganhou a devida atenção em um julgamento de cinco semanas no Tribunal Superior. O juiz, Sr. Justice Mellor, fez sua decisão logo após o encerramento dos procedimentos, afirmando que a “evidência era esmagadora”.

Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida do mundo e recentemente tem chamado a atenção após atingir uma nova alta recorde de valorização. No entanto, a identidade da pessoa ou pessoas que o inventaram sempre foi desconhecida, exceto pelo nome de Satoshi Nakamoto. Wright, que é australiano, reivindicou ser Satoshi desde 2016, mas suas alegações e evidências receberam questionamentos por especialistas em criptomoedas.

Este caso, ouvido no Tribunal de Propriedade Intelectual, uma divisão do Tribunal Superior de Londres, foi movido por um grupo de empresas Bitcoin. A Crypto Open Patent Alliance (COPA), cujos membros incluem a empresa de pagamentos do fundador do Twitter, Jack Dorsey, acusou o Dr. Wright de criar um efeito intimidador no desenvolvimento da criptomoeda devido a seus casos legais agressivos.

Desonestidade do suposto criador do Bitcoin

Durante o julgamento, a equipe legal da COPA afirmou que Dr. Wright havia realizado “uma grande campanha de desonestidade e falsificação”. O juiz concordou que Dr. Wright não era quem ele afirmava ser, dizendo que ele não adotou o pseudônimo Satoshi Nakamoto nem criou o sistema Bitcoin. Ele afirmou que fornecerá uma sentença escrita completa em breve.

Sair da versão mobile