Onda de calor atinge Brasil e é muito perigosa

Onda de calor invadiu cidades brasileiras nos últimos dias

Onda de calor invadiu cidades brasileiras nos últimos dias (Divulgação)

Onda de calor no Brasil! Mais de 1,6 mil municípios em partes de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás estão em alerta de perigo para onda de calor pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este alerta, vigente desde sábado, 16, até o final da tarde de segunda-feira, 18, destaca riscos à saúde. Isto porque envolve temperaturas 5°C acima da média, com alguns locais classificados em perigo máximo.

No Estado de São Paulo, todo o território está em alerta. Por sua vez, no Rio de Janeiro, o mapa do Inmet destaca toda a região em amarelo, indicando perigo potencial. O alerta máximo abrange 556 municípios, principalmente no norte do Paraná, sul, leste e centro-norte de Mato Grosso do Sul. Além disso, áreas paulistas como Presidente Prudente, São José do Rio Preto e regiões metropolitanas. O litoral sul de SP também está em alerta de perigo potencial.

Uma nova onda de calor afetou parte do Brasil, elevando as temperaturas desde quarta-feira, 13. Assim, a onda caracteriza-se quando as temperaturas permanecem entre 3°C e 5°C acima da média por um período prolongado. Na capital paulista, o termômetro ultrapassou os 34°C no sábado, e a expectativa é de abafamento e rápida elevação de temperatura, podendo superar os 35°C, com mínima prevista de 24°C. O tempo seguirá quente nos próximos dias, com chuvas isoladas no final das tardes.

Onda de calor no Brasil e recorde no Rio

No Rio de Janeiro, foi registrado um recorde de sensação térmica no sábado, 16, com a estação Guaratiba marcando 60,1°C às 10h20, o maior já registrado pelo sistema Alerta Rio. A previsão é que o termômetro na cidade alcance os 40°C neste domingo, evidenciando a intensidade do calor na região.

Sair da versão mobile