Nasa confirma que asteróide passou ‘perto’ da Terra

nasa-confirma-que-asteroide-passou-‘perto’-da-terra

Corpo espacial tem tamanho cinco vezes maior que estádio do Morumbi

Um asteroide foi detectado pela NASA e passou “perto” da Terra precisamente às 0h20 do último sábado (6). O corpo espacial nomeado de 2020 NN4 possui cerca de 568 metros de diâmetro, o que equivale a cinco vezes o tamanho do estádio do Morumbi. Na sexta-feira (5) a NASA já havia afirmado que não havia risco de colisão do asteroide com a Terra.

Segundo informou a Agência Espacial Americana, os estudos da rota do 2002 NN4 indicaram previamente que não havia possibilidade do asteroide colidir com o planeta. O 2002 NN4 passou a 5 milhões de km da Terra, ou seja, “perto” para as distâncias espaciais, mas o equivalente a 13 vezes a distância entre o planeta e a Lua, que estão separados por 384,4 mil km de distância.

A NASA classificou o 2002 NN4 na categoria NEO (Objetos Próximos à Terra). Os NEO são asteroides ou cometas que orbitam o sol. Aesar de serem pequenos e não apresentarem risco à Terra, no caso do 2002 NN4 foi alertada uma atenção maior por causa do seu tamanho. Além do 2002 NN4, outros quatro asteroides, bem menores, passaram também próximos à Terra na mesma data.

A NASA informou ainda que o asteroide voltará a passar próximo do planeta umas 30 vezes nas próximas décadas. Mas “pertinho” como foi neste sábado, não passará antes de 2070. Ufa!

Sair da versão mobile