MSN está trocando jornalistas por robôs com Inteligência Artificial

msn-esta-trocando-jornalistas-por-robos-com-inteligencia-artificial

MSN substituiu jornalista por IA em 2021 (Reprodução)

Empresa fez comunicado afirmando que demissões recentes não tem relação com a pandemia do coronavírus

A Microsoft fez um anúncio que gerou surpresa em alguns setores do mercado de comunicação. A gigante do ramo da tecnologia demitiu centenas de funcionários dos portais Microsoft News e MSN e está trocando os profissionais por inteligência artificial.

O grupo de profissionais demitidos quase em sua totalidade faz parte de uma divisão da empresa denominada SANE (search, ads, news, edge) que faz apoio aos editores nas notícias publicadas nas plataformas da empresa.

Por meio de um porta-voz a empresa explicou as mudanças:

“Assim como a maioria das empresas, nós avaliamos nossos negócios regularmente. Isso pode resultar em investimento em alguns locais e, de tempos em tempos, recuo em outros”, justificou o representante.

A Microsoft já atua na área de notícias há mais de duas décadas. Ela começou no negócio com o MSN, lançado em 1995. De lá pra cá já lançou o portal Microsoft News e o time de funcionários nesta área da empresa cresceu substancialmente. As demissões recentes extrapolaram fronteiras dos Estados Unidos, sede da empresa, e cortou profissionais do time até em outros países como o Reino Unido, onde a sede local da empresa mandou 27 funcionários embora, segundo informou o jornal The Guardian.

Nos últimos meses a empresa tem cada vez mais investido na inteligência artificial, para automatizar processos que incluem escanear conteúdo, processar para filtrar e até sugerir fotos para os editores humanos.

Sair da versão mobile