Manifestantes ingleses derrubam estátua e jogam no rio

manifestantes-ingleses-derrubam-estatua-e-jogam-no-rio

Estátua representava o traficante de escravos Edward Colston e foi jogada em um rio que corta a cidade de Bristol, no Reino Unido

Um movimento antirracista realizado em Bristol, na Inglaterra, no último domingo (7) chamou a atenção do mundo. Manifestantes derrubaram a estátua do traficante de escravos Edward Colston (1636-1721) e depois a arrastaram e jogaram em um rio da cidade.

A estátua em homenagem ao escravocrata havia sido inaugurada em 1895 e sempre foi alvo de muitas críticas. Estima-se que Colston tenha transportado em torno de 84 mil escravos, entre homens mulheres e crianças, da África para as Américas.

A estátua já havia sido alvo de algumas petições contra sua existência, segundo a imprensa local, com a última delas reunindo mais de 10 mil assinaturas. Após derrubarem a estátua com uma corda, os manifestantes colocaram um joelho sobre ela, em uma alusão à morte de George Floyd, fato que gerou o estopim das manifestações antirracistas pelo mundo com participação até de atores de Hollywood.

Confira o vídeo que registra o momento da derrubada e arremesso da estátua no rio:

Sair da versão mobile