Descoberta estrutura pré-histórica próximo a Stonehenge

Descoberta estrutura pre-histórica próximo a Stone Henge (Reprodução)

Descoberta estrutura pre-histórica próximo a Stone Henge (Reprodução)

Arqueólogos anunciaram descoberta de descobriram pelo menos 20 poços pré-históricos maciços na área do megalítico

O sítio megalítico de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra  é um dos registros históricos mais fantásticos do mundo. Uma notícia recente que veio da Escóssia surpreendeu cientistas e curiosos em geral. Na área do Stonehenge foi anunciada a descoberta de uma incrível estrutura pré-histórica, conforme anunciou a Universidade escocesa de St. Andrews nesta segunda-feira (22).

“Trabalhos de campo e análises recentes revelaram a presença de 20, ou mais, escavações em massa pré-históricas, com um diâmetro de pelo menos dez metros e cinco metros de profundidade”, afirmou a universidade em comunicado.

Arquólogos atestam que essas escavações teriam marcado os limites de uma área sagrada na era neolítica, associada ao aparecimento dos primeiros agricultores na Grã-Bretanha e à construção de estruturas rituais imponentes. A estrutura tem “características surpreendentes” e uma “estrutura única”.

Para Richard Bates, da Escola de Ciências Ambientais da Universidade St. Andrews, essa descoberta “nos dá uma visão do passado que mostra uma sociedade ainda mais complexa do que poderíamos imaginar”.

“Mais uma vez, o esforço multidisciplinar com deteção remota e amostragem cuidadosa dá-nos uma visão do passado que mostra uma sociedade ainda mais complexa do que alguma vez poderíamos imaginar. As práticas claramente sofisticadas demonstram que as pessoas estavam tão em sintonia com os acontecimentos naturais, que dificilmente conseguimos conceber no mundo moderno em que vivemos hoje”, afirmou Bates.

O anúncio dessa descoberta ocorredias após a celebração do solstício de verão em Stonehenge, época de maior visitação do monumento. Este ano, os eventos foram pela Internet, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Nick Snashall, arqueólogo do Patrimônio Mundial de Stonehenge e Avebury, celebrou essa descoberta “surpreendente” que “nos oferece uma nova visão da vida e das crenças dos nossos ancestrais neolíticos”.

 

Sair da versão mobile