Comício do presidente em Tulsa, Oklahoma, teve público muito menor que o esperado e mencionado pelo próprio Trump
O presidente Donald Trump parece não ter atingido seu objetivo com o comício feito em Tulsa, Oklahoma, no último sábado 20). Trump havia prometido uma enorme multidão em seu comício e alardeou a ideia nas redes sociais. Não foi bem o que aconteceu.
O coordenador da campanha de Trump à reeleição, Brad Parscale, postou na redes sociais que foram pedidos mais de 1 milhão de ingressos para o evento com o presidente. A imprensa que cobriu a visita de Trump registrou que o número de apoiadores presentes passou longe disso.
O porta-voz da campanha, Tim Murtaugh, argumentou que manifestantes na região impediram os apoiadores de Trump de entrar no comício, realizado no BOK Center, com capacidade para 19 mil pessoas. Mas a mídia que cobriu o evento também registrou poucos protestos.
O fiasco do comício de Trump parece que teve uma “mãozinha” de adolescentes fãs de K-Pop e do aplicativo TikTok. Usuários do App afirmaram que se mobilizaram e fizeram centenas de milhares de registros para conseguir os ingressos para o comício da campanha de Trump como uma brincadeira. Tudo porque a direção oficial de campanha de Trump pediu que simpatizantes e apoiadores se registrassem gratuitamente usando seus números de telefone para se inscrever no comício.
Usuários do TikTok gravaram vídeos irônicos afirmando “oh nõo, me inscrevi no comício do Trump e não poderei ir”. Eles ainda bolaram outra parte do plano: programar para excluir os vídeos em 24 ou 48 horas, para que a estratégia não fosse detectada pelos organizadores da campanha de Trump.
A estratégia deu muito certo. Na noite de sábado (20) já se podia ler o resultado em posts no Twitter. Alguns, foram rápidos em declarar a vitória da campanha nas mídias sociais.
“Na verdade, você acabou de ser feito de bobo por adolescentes no TikTok”, tuitou a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez.
Trump parece ter descoberto que não pode subestimar o poder dos jovens nas redes sociais. Depois de conseguirem fazer o grupo BTS fazer uma super doação para o movimento BlackLivesMatter, agora os jovens conectados comemorar nas redes sociais o que chamaram de “A melhor brincadeira de todos os tempos”.
My 16 year old daughter and her friends in Park City Utah have hundreds of tickets. You have been rolled by America’s teens. @realDonaldTrump you have been failed by your team. You have been deserted by your faithful. No one likes to root for the losing team. @ProjectLincoln https://t.co/VM5elZ57Qp
— Steve Schmidt (@SteveSchmidtSES) June 20, 2020