Adolescentes fazem mobilização pelo TikTok e ‘afundam’ comício de Trump

adolescentes-fazem-mobilizacao-pelo-tiktok-e-‘afundam’-comicio-de-trump

Comício do presidente em Tulsa, Oklahoma, teve público muito menor que o esperado e mencionado pelo próprio Trump

O presidente Donald Trump parece não ter atingido seu objetivo com o comício feito em Tulsa, Oklahoma, no último sábado 20). Trump havia prometido uma enorme multidão em seu comício e alardeou a ideia nas redes sociais. Não foi bem o que aconteceu.

O coordenador da campanha de Trump à reeleição, Brad Parscale, postou na redes sociais que foram pedidos mais de 1 milhão de ingressos para o evento com o presidente. A imprensa que cobriu a visita de Trump registrou que o número de apoiadores presentes passou longe disso.

O porta-voz da campanha, Tim Murtaugh, argumentou que manifestantes na região impediram os apoiadores de Trump de entrar no comício, realizado no BOK Center, com capacidade para 19 mil pessoas. Mas a mídia que cobriu o evento também registrou poucos protestos.

O fiasco do comício de Trump parece que teve uma “mãozinha” de adolescentes fãs de K-Pop e do aplicativo TikTok. Usuários do App afirmaram que se mobilizaram e fizeram centenas de milhares de registros para conseguir os ingressos para o comício da campanha de Trump como uma brincadeira. Tudo porque a direção oficial de campanha de Trump pediu que simpatizantes e apoiadores se registrassem gratuitamente usando seus números de telefone para se inscrever no comício.

Usuários do TikTok gravaram vídeos irônicos afirmando “oh nõo, me inscrevi no comício do Trump e não poderei ir”.  Eles ainda bolaram outra parte do plano: programar para excluir os vídeos em 24 ou 48 horas, para que a estratégia não fosse detectada pelos organizadores da campanha de Trump.

A estratégia deu muito certo. Na noite de sábado (20) já se podia ler o resultado em posts no Twitter. Alguns, foram rápidos em declarar a vitória da campanha nas mídias sociais.

“Na verdade, você acabou de ser feito de bobo por adolescentes no TikTok”, tuitou a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez.

Trump parece ter descoberto que não pode subestimar o poder dos jovens nas redes sociais. Depois de conseguirem fazer o grupo BTS fazer uma super doação para o movimento BlackLivesMatter, agora os jovens conectados comemorar nas redes sociais o que chamaram de “A melhor brincadeira de todos os tempos”.

 

 

Sair da versão mobile