Parlamentares publicaram um meme com declaração falsa do político inglês e sofreram críticas
Dois filhos do presidente Jair Bolsonaro causaram polêmica nas redes sociais com posts publicados no último domingo (31). O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicaram em seus respectivos perfis do Twitter uma frase atribuída ao ex-Primeiro Ministro inglês Winston Churchill.
A frase diz: “Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas” e tanto o senador quanto o deputado federal usaram a frase para criticar os movimentos antifascistas que surgiu no país e eclodiu nas ruas e nas redes sociais nos últimos dias.
O problema é que a frase nunca foi proferida por Churchill. Os parlamentares brasileiros foram duramente criticados pelas postagens. Em 2018 um governador do Texas, nos Estados Unidos, cometeu o mesmo erro e foi corrigido por David Freeman, diretor de publicações da Internacional Churchill Society (ICC), que foi fundada em 1968 para preservar o legado do ex-premiê.
Winston Churchill, o Primeiro-ministro do Reino Unido durante a 2ª guerra mundial. Mais profético impossível! pic.twitter.com/lX3cdIWYQY
— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) June 1, 2020
“Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas.” (Winston Churchill) #Somos57MILHOES https://t.co/h38vQFwzan
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) May 31, 2020