Especial: Importância do BI e Web Analytics para os negócios digitais

Soluções de BI e Web Analytics em negócios digitais

Uma forte presença on-line é chave para o crescimento de uma empresa, através de uma maior exposição e comunicação com clientes potenciais e atuais. Mas qual o sentido de ter um site elegante e uma grande atividade on-line em redes sociais se não houve uma estratégia cuidadosamente pensada? E como seria possível desenvolver uma estratégia sem uma análise precisa dos indicadores digitais (KPIs)? É aí que entra a importância da análise de dados da web (Web Analytics) e o uso das ferramentas de Business Intelligence (BI)

Hoje a implementação de Data Analytics e BI é muito facilitada pela existência de ótimas ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, Data Studio, Big Query, entre outras.

Neste cenário qualquer empresa, não importa o tamanho, pode adotar soluções de BI e Analytics para medir a evolução de suas estratégias e negócios digitais.

Para quem não domina as ferramentas e os conceitos de Analytics essas ferramentas podem parecer dificeis e complexas. Mas com o apoio da DRIFT sua empresa pode extrair o máximo dessas ferramentas gratuitas e desta forma se adaptar, adotando a metologia MAD: Medir, Adaptar e Desenvolver.

 

"Measure"

Quando se trata de medir a atividade do site, é fácil apenas ver os números de trânsito como se fazia nos velhos tempos da internet com os clássicos contadores de páginas vistas. Mas se introduzirmos a análise de dados somos capazes de medir o sucesso de campanhas e projetos e calcular os efetivos retornos sobre o investimento.

Monitorar o número de visitantes ainda é um ponto fundamental, quanto mais tráfego um site (ou App Mobile) tiver, maiores as chances de alcançar o objetivo desejado. A ferramentas de Anlytics permitem verificar se estamos segmentando o público adequadamente, como se comportam no fluxo do funil de venda e quanto estamos retendo de nossos clientes.

Podemos definir metas específicas que permitem medir o sucesso das campanhas on-line, bem como o site em geral.

 

"Adapt"

Uma vez estabelecidas as metas, aplicamos as ferramentas de medição para identificar os pontos de falha e de êxito dos sites e Apps mobiles. A informação permite ajudar a melhorar as presenças digitais com pequenos incrementos, adaptando para melhorar a performance de negócios e atingir as metas estabelecidas.

Pode-se observar o fluxo de usuários no site, onde estão os visitantes, por onde estão entrando e para onde se encaminham. Uma vez identificado esses elementos, somos capazes de entender como os clientes usam os sites e como alterar os sites e aplicativos mobile para atingir os objetivos.

Podemos usar os dados analíticos coletados para adaptar às novas tecnologias e identificar quais dispositivos seus clientes estão utilizando quando visitam o site. Podemos identificar os melhores caminhos para o desenvolvimento de sites móveis, aplicativos, ou sites padrão. Podemos identificar falhas de performance, ou lentidão de acesso, e como estas falhas estão afetando o fluxo de clientes. As respostas a a diferentes perguntas comerciais estão disponíveis na análise dos dados disponíveis e fornecidos pelos próprios clientes.

 

"Development"

O uso da análise de dados permitirá que sua empresa desenvolva uma estratégia digital mais efetiva e adicione novos elementos à sua estratégia de marketing e negócios.

Alguns insights gerados por Analytics e BI  ajudam a construir uma estratégia on-line mais eficiente, tanto para websites, como aplicativos ou processos. É possível identificar a origem dos clientes, os tempos de carregamento, os principais assuntos e áreas de interesse de seus clientes. Com isso é possível melhorar as ações de redes sociais e a otimização para buscadores (SEO).

Também é possível desenvolver uma estratégia de conteúdo com base nos assuntos de maior interesse de seus clientes, transformando seu conteúdo em um gerador de fluxo de clientes e receitas.

Os dados analíticos podem trazer informações sociodemográficas e geográficas interessantes sobre seus clientes, podendo direcionar sua estratégia de marketing. Os sistemas de BI e Analytics podem dizer quais países, regiões e cidades mais importantes para seu negócio.

Com o desenvolvimento de uma nova estratégia de marketing digital podemos descobrir as possibilidades que estão abertas e aguardando para ser exploradas, uma ótima maneira de ajudar seu negócio crescer e se desenvolver.

 

Próximos Passos

Vem falar com a gente. Nosso time tem a experiência e o know-how necessário para aplicar ferramentas atuais e começar a gerar resultados. 

 

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Categorias: Insights Performance Marketing

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